Post

Promover o fortalecimento das Ouvidorias do MP brasileiro e a troca de experiências entre as instituições. Este é objetivo da 72ª reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP dos Estados e da União, que acontece no Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis e segue até sexta-feira (27/09).   

A abertura do evento contou com a presença da Ouvidora Nacional e Conselheira do CNMP, Ivana Lúcia Franco Cei. A Ouvidora Nacional destacou que por meio da reunião será possível conhecer boas práticas de outros MPs. "E a importância do Conselho Nacional é divulgar para todas as unidades do MP e para toda a população para que todos tenham de onde tiver ouvidoria terá ouvidos e acolhimento", disse.   

A anfitriã do evento, Ouvidora do MPSC, Rosemary Machado Silva deu boas-vindas aos participantes. "É muito receber os Ouvidores das unidades do MP em Santa Catarina. Teremos dois dias de muita troca de experiências e temos certeza de que todos voltaram para seus estados com novas ideias", disse.   

Post

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, participou da abertura e agradeceu a presença dos Ouvidores. "É uma grande honra para o MPSC receber este evento tão importante das Ouvidorias", disse. Trajano falou, também, de experiências positivas em Santa Catarina e que podem servir de inspiração para outros Estados. "Apresento para os senhores o NAVIT, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes, um programa que reúne vários parceiros em torno de um objetivo comum: prestar todo o amparo necessário a quem teve os direitos violados", explicou.    

O PGJ catarinense falou, ainda, sobre o Programa Cultivando Atitudes. "Promotores e Promotoras de Justiça vão para as escolas conversar com os alunos, aproximando-os da nossa instituição, uma interação leve e descontraída com debates sobre assuntos do cotidiano, como o respeito às leis, o combate à criminalidade e a própria cidadania", disse.  

A Presidente do Conselho Nacional dos Ministérios Públicos e Ouvidora do Ministério Público do Amazonas, Jussara Maria Pordeus e Silva abriu os trabalhos da reunião. "A Ouvidoria tem um papel essencial na promoção da transparência e da construção de pontes entre o Ministério Público e os cidadãos. Somos um canal de diálogo, acolhimento das demandas e sobretudo, de confiança. Ao logo da reunião vamos compartilhar experiências, debater os desafios e propor soluções inovadoras para o fortalecimento do nosso trabalho", afirmou.   

 A programação segue durante a tarde e amanhã com palestras sobre o papel dos homens na luta contra a violência contra as mulheres; proteção de dados pessoais e projetos e programas do Ministério Público de Santa Catarina. 

>>> Confira mais fotos na Galeria