MPSC recomenda que Prefeitura de Florianópolis adote medidas para autuar cidadãos que se neguem a realizar teste da covid-19
A 33ª Promotoria de Justiça da Capital pediu esclarecimentos e obteve reposta da Secretaria Municipal de Saúde sobre o fato de que, dos 753 cidadãos chamados a realizar testes rápidos para covid-19, 37% não compareceram após múltiplos contatos e mensagens de texto. Além disso, 9% dos que atenderam teriam se negado a fazer o teste e 17% dos agendados não compareceram. Com a explicação, o Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng expediu uma recomendação na manhã desta sexta-feira (24/4) à Prefeitura Municipal de Florianópolis para que esta identifique e autue os cidadãos com sintomas da covid-19 que se negarem a realizar testes, comunicando imediatamente ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) os casos que configuram crimes de desobediência, desrespeito e infração de medida sanitária preventiva, previstos nos artigos 268 e 330 do Código Penal.
Na resposta da Secretaria Municipal de Saúde, que precedeu a recomendação do MPSC, o órgão informou que tem investigado todos os casos com resultado positivo para a covid-19. Nos casos de pessoas que não atendem telefone ou e-mail, são solicitadas "buscas ativas" junto aos Centros de Saúde. A Secretaria comunicou, ainda, que todas as pessoas com indicação de realizar o teste ou que são casos suspeitos com obrigatoriedade de isolamento domiciliar e que descumprem tal medida são responsabilizadas e cobradas pela Vigilância Sanitária, conforme o Código Sanitário Municipal.
A partir dos esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde, a 33ª Promotoria de Justiça da Capital enviou recomendação ao Prefeito da Capital para que adote imediatamente as determinações da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, da Portaria Interministerial nº 5, de 17 de março de 2020, e da Lei Complementar Municipal nº 239/2006. No âmbito das atividades e dos serviços municipais, os instrumentos preveem as seguintes medidas: identificar cada um dos munícipes que, chamados pelo município, não responderam e não realizaram teste para verificação da presença do novo coronavírus; identificar todos os munícipes que se negaram a realizar os testes para detecção da covid-19; identificar os munícipes que confirmaram a presença, mas não compareceram na data marcada para a realização dos testes para constatação da doença; autuar todos aqueles que se negaram a realizar exames médicos, testes laboratoriais e/ou tratamentos; solicitar o auxílio de força policial nos casos de recusa ou desobediência e encaminhar o agente a unidade hospitalar para realização de exames médicos; e, por fim, comunicar imediatamente ao Ministério Público catarinense os casos que configurem crime.
O MPSC recomendou ao Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, a adoção imediata das medidas citadas acima e solicita resposta do documento no prazo máximo de 48 horas, dadas a urgência e a gravidade da situação. "É importante registrar que o objetivo da recomendação é ajudar a Prefeitura de Florianópolis, que está fazendo um grande trabalho no combate ao novo coronavírus", conclui Naschenweng.
ouça a rádio MPSC
Confira a reportagem com o Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng.
Últimas notícias
28/08/2026MPSC amplia parceria com entidades esportivas e fortalece acolhimento a vítimas de violência no esporte
28/08/2026PGJ apresenta balanço da gestão e perspectivas para o futuro durante o 38º Encontro Estadual do MPSC
28/08/2026NEAVIT Joinville realiza ação de orientação sobre violência doméstica em comunidade pesqueira do Morro do Amaral
28/08/2026Homem denunciado pelo MPSC por matar o próprio pai é condenado em São João Batista
28/08/2026Tribunal do Júri condena homem a mais de 23 anos de prisão por homicídio em lanchonete em Florianópolis
28/08/2026Ação do MPSC aponta direcionamento de licitação e prejuízo de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos em contrato do Samae de Blumenau
Mais lidas
13/08/2026Divulgada a lista dos aprovados no 45º Concurso de Ingresso na Carreira de Promotor de Justiça do MPSC
06/08/2026Operação “Caminho Sem Volta” intensifica combate a facção criminosa na Grande Florianópolis
19/08/2026Operação Coluna Sul: MPSC ajuíza denúncia contra 164 pessoas apontadas como integrantes de facção criminosa
11/08/2026Justiça recebe denúncia do MPSC contra envolvidos no licenciamento de porto em São Francisco do Sul
11/08/2026MPSC obtém licença remunerada equivalente a licença-maternidade para avó como medida de proteção a recém-nascida em Videira
25/08/2026Grupo de trabalho do NEAVIT reúne rede de proteção para fortalecer atendimento as vítimas de violência