Saúde Pública
O segundo dia de evento teve como foco a saúde pública. A palestra "Demandas estruturais na área da saúde pública", ministrada pela Juíza Federal do Tribunal Regional da 5ª Região e mestranda em Direito Cíntia Menezes Brunetta, abordou conhecimentos jurídicos sobre o assunto e os riscos da atuação judicial nessa demanda, como a ausência de legitimidade das decisões, a atuação experimentalista, o acirramento de disputas e a ausência de metas a curto prazo.
Outro tema envolvendo saúde foi discutido na palestra "Regulação do Sistema Único de Saúde", do Superintendente de Regulação e Serviços Especializados Ramon Tartari, médico com pós-graduação em Gestão da Saúde. Ramon explicou que, "embora não exista um consenso sobre o conceito de regulação, o mais usado é conjunto de saberes e ações multidimensionais que visam garantir o acesso equânime em tempo oportuno à assistência integral de saúde. Essa regulação carrega duas dimensões: a regulação do sistema de saúde e a regulação da atenção à saúde". A primeira diz respeito a aspectos como as legislações, leis orçamentárias, vigilâncias em saúde e incorporações tecnológicas, por exemplo. Já a regulação da atenção à saúde entra no plano das prestações de serviço.
O fechamento do evento foi com a palestra "Contratualização de serviços do SUS", ministrada pelo especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde e em Informática em Saúde Diogo Demarchi Silva. Diogo falou sobre ferramentas que facilitam a compreensão e a fiscalização de contratos firmados no âmbito do SUS e que podem auxiliar a atuação do Ministério Público na área.
O Coordenador do CDH comentou que "o evento foi bastante proveitoso, possibilitou discussões de ideias, debates e muitos esclarecimentos de dúvidas", com a certeza de que "quem compareceu volta para suas comarcas com novas visões sobre as possibilidades de atuação do Ministério Público".
O seminário foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC.