Plano Geral de Atuação do MPSC
O POA é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do MPSC e faz parte do Plano Geral de Atuação da instituição, que define os principais projetos que serão desenvolvidos pelo Ministério Público durante dois anos. O PGA representa um recorte de curto prazo nas metas estabelecidas no Planejamento Estratégico para o período de 2022 a 2029 e uma seleção de programas que deverão ser prioritários por dois anos.
Dicas para a compra segura
As ações do POA, em parceria com órgãos fiscalizadores, trazem garantias sanitárias e devem proporcionar mais segurança na hora da compra. Algumas dicas também são importantes para serem observadas pelos consumidores.
O pescado é muito importante para a saúde, porque, além da proteína, é rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos, principalmente o ômega-3, como relata a professora de Nutrição Patrícia Holtrup. A profissional pontua informações valiosas para a compra de um produto saudável para o consumo.
É preciso estar atento ao local da aquisição do peixe. Para os produtos já processados, é recomendado observar o rótulo. Ele deve conter todas as informações que são pertinentes do fabricante, como data de validade, além do selo de inspeção, que pode ser federal, estadual ou municipal. Outro ponto é observar a qualidade da embalagem, verificando que não tenha nenhum tipo de avaria como rasgo, estufamento ou amassado, visto que isso compromete a qualidade do produto.
Para a compra do peixe fresco, é importante observar como estão os olhos e as escamas. Os olhos têm que estar brilhantes e preencher toda a cavidade. Já a escama tem que ser bem presa ao peixe. A barriga deve estar dura. É preciso também avaliar as guelras, que são as estruturas ao lado da cabeça, por onde o peixe respira. Elas precisam ser rígidas e a abertura tem que ser resistente e de difícil abertura.
"Na hora da compra, precisamos ver também se esse peixe tem algum sinal de descongelamento. Se está mole e com excesso de água, isso é indicativo de que o peixe foi congelado e não apresenta uma boa qualidade. Verificada a qualidade e escolhendo bem o produto, na hora e de preparar, a dica é evitar o peixe frito, que pode não ser a melhor opção. Quando pensamos no preparo, podemos optar pelo peixe assado ou grelhado, que é garantia para preservar os nutrientes que essa proteína oferece", observa a professora de Nutrição.
E o que fazer quando encontrar produtos impróprios para o consumo?
Você pode denunciar para Vigilância Sanitária local, para o Procon e para Ministério Público catarinense. A venda ou o armazenamento de produto de origem animal impróprio para consumo acarreta, por imposição da lei, a responsabilização do fornecedor e a retirada do produto no mercado, para a proteção da vida e da saúde do consumidor.
Assista ao vídeo: