Próximos passos da beatificação e canonização
Em 6 de abril de 2024, será realizada a solenidade de conclusão da fase arquidiocesana da Causa de Beatificação. Essa fase teve inicio em 2018, com a aceitação pela Igreja do pedido de beatificação de Marcelo Câmara. De lá para cá, foram diversas etapas.
Entre 2020 e 2023, foi realizada a instrução do inquérito diocesano pelo Tribunal Eclesiástico, que inclui a oitiva de testemunhas e a coleta da prova documental. Agora, em abril de 2024, depois do encerramento da etapa arquidiocesana, o processo será enviado para o início da chamada "fase romana", quando especialistas no Dicastério para as Causas dos Santos examinam os documentos.
O Vaticano reconhece as virtudes heroicas do "servo", que passa a receber o título de "venerável". Nessa fase, um milagre precisa ser comprovado. O parecer é encaminhado ao Papa, que beatifica o venerável. Depois de se tornar "beato", a Igreja busca comprovar um segundo milagre que o torne santo. Todo o processo pode demorar anos ou até décadas.
Momento MP
Com episódios semanais, o podcast "Momento MP" divulgar os resultados e a atuação da instituição. Visando aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação traz assuntos variados em conversas com linguagem simples e objetiva. Nos programas, são debatidos temas como questões ambientais, acolhimento às vítimas, justiça penal e negocial, acordos de não persecução penal, entre outros. Cada episódio tem duração média de 30 minutos. Para ouvir, basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também tem uma versão em vídeo disponível do canal do MPSC no YouTube.
Assista a todos os episódios do Momento MP clicando aqui.