Post

O projeto "Aprender a Empreender" é um dos 19 projetos homologados para participar da 3ª edição do Prêmio José Daura. A iniciativa, implementada pelo Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, tem o objetivo de promover a permanência na escola, bem como a inserção de adolescentes no mercado de trabalho. Em 2024, o projeto já está sendo aplicado em todas as turmas de 8º e de 9º ano da rede municipal de ensino, bem como em três turmas do 1º ano do Ensino Médio, atingindo cerca de 900 alunos e contando com o apoio de 26 parceiros externos.   

A iniciativa teve origem com o crescente número de casos de evasão escolar no Município, além da ineficácia da punição dos pais, em processo judicial, como meio de garantir a permanência dos filhos na escola. Buscou-se, então, ouvir o outro lado: qual era o problema que gerava o desinteresse do aluno em comparecer na aula? Quase que de forma unânime, as reclamações se focaram nas dificuldades de relacionar o conteúdo ensinado em aluno com o futuro profissional do aluno. 

Post

Assim, a partir de uma ideia iniciada pela professora Rosi Mari Brandalize de Miranda, o Projeto trouxe grandes empresas, inclusive multinacionais, para dentro da sala de aula. Durante uma aula por semana, cada uma das empresas parceiras vai até as escolas e e oferece, aos alunos, ensinamentos práticos sobre o mercado de trabalho. Igualmente, as empresas parceiras disponibilizaram novas vagas de "jovem aprendiz" para os alunos que tiverem melhor desempenho e interesse durante o ano letivo. Dessa forma, diversas contratações foram realizadas em vagas de Jovem Aprendiz, proporcionando oportunidade, conhecimento e uma nova perspectiva de vida pessoal e profissional. Além disso, o projeto fomenta o respeito aos professores e a importância do comportamento dentro e fora da escola.  

O projeto "Aprender a Empreender" atingiu 29 turmas na rede municipal de ensino e nove turmas na rede estadual, sensibilizando quase 900 alunos. Ao todo, 21 empresas privadas e cinco empresas públicas participam da iniciativa e já foram criadas 43 novas vagas de jovem aprendiz no município. Depois da implementação do projeto, seis das nove escolas do Município não registraram nenhum caso de evasão escolar durante todo o ano letivo, atingindo a melhoria esperada.  

No dia 7 de novembro serão divulgados os 5 finalistas concorrentes ao Prêmio José Daura. O vencedor da terceira edição será conhecido no dia 13 de dezembro, durante as comemorações do Dia do Ministério Público.   

Prêmio José Daura 

O Prêmio José Daura, que acontece em sua 1° edição, foi criado com o objetivo de estimular e disseminar a atuação inovadora e resolutiva, orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes.    

José Daura, que cedeu o direito do uso do seu nome para o prêmio, é o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país. Ele foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento, crime que aconteceu em Chapecó em 1950 e contou com repercussão mundial. 

Constitua-se