Post

Cinquenta e quatro câmeras de vigilância em dez bairros no município de Fraiburgo. Esse é um dos resultados do Projeto Monitoramento Eletrônico Modernizado, idealizado pela 1ª Promotoria de Justiça de Fraiburgo. A iniciativa está entre 19 projetos homologados para concorrer ao Prêmio José Daura do MPSC.  

Este projeto busca por meio de termos de cooperação entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Poder Executivo de Fraiburgo e as Polícias Civil e Militar de Santa Catarina, renovar o sistema de segurança da cidade. Além das 54 câmeras, foi possível também adquirir 8 câmeras de OCR, nas entradas e saídas da cidade, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Com esse investimento pretende-se ter maior efetividade na segurança e na ordem pública do município.  

O projeto, criado pelo Promotor de Justiça Eliatar Silva Júnior busca o aperfeiçoamento das ações de prevenção e repressão a infrações penais, pelos órgãos da segurança pública, já que os equipamentos existentes já estavam ultrapassados e dificultando em alguns casos a solução de delitos investigados.  

O projeto concorre a 3ª edição do Prêmio José Daura na categoria "Segurança Pública". No dia 7 de novembro serão divulgados os 5 finalistas. O vencedor da terceira edição será conhecido no dia 13 de dezembro durante as comemorações do Dia do Ministério Público.  

Prêmio José Daura  

O Prêmio José Daura, que acontece em sua 3ª edição, foi criado com o objetivo de estimular e disseminar a atuação inovadora e resolutiva, orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes.   

José Daura, que cedeu o direito do uso do seu nome para o prêmio, é o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país. Ele foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento, crime que aconteceu em Chapecó em 1950 e contou com repercussão mundial.