Post

O Programa de Inovação Aberta do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi selecionado como finalista do Prêmio de Inovação J.Ex na categoria Laboratório de Inovação. A premiação, dividida em oito categorias, tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça. 

O programa do MPSC é desenvolvido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação em parceria com o laboratório iMPulsoLab. A iniciativa, que busca soluções inovadoras para os desafios vividos pelo MPSC, conta ainda com o apoio da Gerência de Transformação Digital. 

Por meio do programa, o MPSC propõe desafios, e startups ou empresas de tecnologia de Santa Catarina podem identificar qual deles é mais relevante para o seu negócio ou qual acreditam ter maior potencial para resolver e, então, se inscrever. As soluções são avaliadas com base em critérios estabelecidos no edital de chamamento, incluindo o alinhamento técnico das soluções com os desafios propostos, o estágio de desenvolvimento das tecnologias e a capacidade de adaptação às necessidades do MPSC. 

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destaca que "esse reconhecimento traduz a relevância nacional e o acerto da Estratégia Digital do MPSC! Também simboliza a importância do trabalho cooperativo entre instituições, setor privado e academia para a melhoria e a inovação na gestão pública, com ganhos efetivos à sociedade".  

Para a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC, Luciana Uller Marin, "é uma honra para o MPSC estar entre os finalistas, porque, além de enaltecer os resultados de um projeto inovador capitaneado pela instituição, demostra que trilhamos o caminho certo ao realizar investimentos na área da inovação e capacitação dos colaboradores para o desenvolvimento de toda a cultura inovadora e digital do Ministério Público catarinense". 

Adriana Cristina Pedroso Ferraz, integrante do iMPulsoLab, reitera que "é com grande satisfação que recebemos a notícia de que não apenas um, mas dois dos nossos projetos foram indicados como finalistas no Prêmio de Inovação J.Ex. Este reconhecimento duplo é uma prova do compromisso e da excelência da nossa equipe em promover a inovação dentro do MPSC, buscando soluções colaborativas e tecnológicas para nossos desafios".

Além disso, o projeto Inovagov Santa Catarina também foi selecionado como finalista do prêmio na categoria Laboratório de Inovação. A inciativa é realizada por meio de uma parceria entre o MPSC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Tribunal de Contas de Santa Catarina, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Governo do Estado de Santa Catarina. O objetivo é reunir integrantes de diversos poderes e órgãos do estado para promover a execução de projetos entre os órgãos e a disseminação de práticas colaborativas. A ideia do projeto surgiu a partir da verificação, nas entidades participantes, de uma série de interesses e objetivos comuns em defesa da sociedade.

Outro finalista foi o Promotor de Justiça do MPSC Guilherme Pacheco Zattar pela categoria Executivo de Inovação. Zattar concorre na subcategoria Conselhos e Tribunais Superiores. O Promotor de Justiça era o Coordenador da Estratégia Nacional do MP Digital do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).