O Programa de Inovação Aberta do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), desenvolvido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, com o apoio do iMPulsoLab, foi o vencedor do 5º Prêmio Conexão Inova na votação popular. O projeto concorreu na categoria "Inovação aberta e contratação de soluções inovadoras: ações em andamento".
O anúncio dos campeões pela votação popular ocorreu na noite de segunda-feira (24/2) no canal do Conexão Inovação Pública no YouTube. A votação popular teve, no total das categorias, mais de 20 mil votos em quatro dias de votação, quando foram contabilizadas as reações nos posts dos finalistas publicados pelo Conexão Inova no LinkedIn.
O Programa de Inovação Aberta do MPSC concorreu com quatro projetos: Living Lab Florianópolis 5G (UFSC e Prefeitura de Florianópolis), Concurso de Bengalas Inteligentes (Governo do Paraná e ABDI), Mogi 5.0 - Sandbox de Inovação (Prefeitura de Mogi das Cruzes) e Toolkit do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (PGE/SP). O MPSC ainda poderá conquistar outro Prêmio Conexão Inova pela comissão avaliadora, em que disputa com os mesmos finalistas. O resultado da premiação será anunciado durante o evento Convergência, nos dias 2 a 4 de junho, em Belo Horizonte.
O Procurador-Geral de Justiça em exercício do MPSC, Durval da Silva Amorim, afirmou que o Prêmio Conexão Inova é um reconhecimento ao Ministério Público de Santa Catarina com a inovação e a busca contínua por soluções que transformem o setor público. "Este reconhecimento popular reforça a determinação do Ministério Público de Santa Catarina em seguir inovando e impactando positivamente a sociedade", avaliou.
A Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciana Uller Marin, assinalou que a conquista gera ainda mais motivação: "O Prêmio Conexão Inova representa mais um reconhecimento de que o Ministério Público de Santa Catarina está no caminho certo para incorporar soluções inovadoras à Instituição, o que nos dá ainda mais motivação para continuar com o trabalho planejado", destacou.
A servidora do iMPulso Lab, Adriana Cristina Pedroso Ferraz, ressaltou a importância do reconhecimento: "Foram quase 500 pessoas votando no nosso projeto durante a disputa e muitas seguem ainda curtindo a postagem. Isso é muito gratificante, pois mostra reconhecimento de um trabalho inovador, com potencial de desenvolver muitas soluções que realmente façam a diferença no setor público", considerou.
O 5º Prêmio Conexão Inova e o Convergência são promovidos pelo Conexão Inovação Pública, uma rede de inovação que desde 2018 realiza diversas ações de aprendizagem e eventos. O Conexão Inovação Pública tem como um dos seus principais objetivos valorizar e conectar a inovação no setor público brasileiro.
Os finalistas também participarão como palestrantes na terceira edição do Convergência, um dos maiores eventos de inovação no setor público, que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de junho em Belo Horizonte. O evento será promovido em parceria com a rede Conexão Inovação Pública, InovaGov, Linguagem Simples Brasil e Governo do Estado de Minas Gerais. A programação do Convergência incluirá mais de 150 atividades, entre palestras, oficinas, atividades culturais e ações especiais, além da terceira edição do Conex.IA, exposição de arte criada com inteligência artificial pelos próprios participantes do evento.