O Programa de Inovação Aberta do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está entre os 27 finalistas do Prêmio CNMP 2024. O Conselho Nacional do Ministério Público divulgou a lista dos projetos selecionados nesta segunda-feira (16/9), e os vencedores serão conhecidos no dia 27 de novembro, em Brasília.
O prêmio busca identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade. As iniciativas estão organizadas em nove categorias: Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e Tecnologias disruptivas ou emergentes.
Na categoria "Governança e gestão", o Programa de Inovação Aberta do MPSC compete com um projeto do Ministério Público do Mato Grosso (MPMT) e outro do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destaca que estar entre os finalistas na categoria Governança e Gestão é motivo de orgulho. "Esse reconhecimento simboliza o acerto da Estratégia Digital do MPSC e revela a importância do trabalho cooperativo entre instituições, setor privado e academia para a melhoria e a inovação na gestão pública, com ganhos efetivos à sociedade".
Para a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC, Luciana Uller Marin "estar entre os finalistas reafirma nosso compromisso com a transformação digital e a inovação no setor público. Este reconhecimento é fruto do esforço contínuo em buscar soluções inovadoras e eficazes para os desafios do Ministério Público, promovendo eficiência e transparência na gestão e impactando positivamente a qualidade dos serviços prestados à sociedade".
Adriana Cristina Pedroso Ferraz, integrante do iMPulsoLab, também comemora estar entre os finalistas. ¿É um reconhecimento do esforço da equipe do iMPulsoLAB e de todos os demais que integraram nosso Programa, seja trazendo os desafios a serem levados para o mercado, seja como avaliadores técnicos das possíveis soluções, ou ainda, na divulgação dos desafios. Enfim, um trabalho a várias mãos. Ficamos cada vez mais estimulados a continuar dando o nosso melhor.¿
O Programa de Inovação Aberta
Buscando soluções inovadoras para os desafios vividos pelo MPSC, o Programa de Inovação Aberta está sendo desenvolvido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação a partir de um convênio com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A iniciativa conta ainda com o apoio do laboratório iMPulsoLab, da Gerência de Ciência de Dados e Inovação.
Por meio do programa, o MPSC propõe desafios, e startups ou empresas de tecnologia de Santa Catarina podem identificar qual deles é mais relevante para o seu negócio ou qual acreditam ter maior potencial para resolver e, então, se inscrever. As soluções são avaliadas com base em critérios estabelecidos no edital de chamamento, incluindo o alinhamento técnico das soluções com os desafios propostos, o estágio de desenvolvimento das tecnologias e a capacidade de adaptação às necessidades do MPSC.
"O Programa de Inovação Aberta é bastante amplo, envolveu desde diagnóstico dos processos de trabalho ao aprimoramento da cultura de inovação. É uma honra ver esse trabalho reconhecido, mostrando que investir em soluções inovadoras é essencial para impulsionar mudanças efetivas no MPSC", completa o Coordenador de Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado.