Planalto Serrano e Meio-Oeste
O Planalto compreende a Serra e o Meio-Oeste, abrangendo 60 municípios que concentram cerca de 630 mil eleitores. Água Doce, Correia Pinto, Caçador e Tangará foram sorteados pelo Tribunal Regional Eleitoral para os testes de Integridade e Autenticidade das urnas.
Neste domingo, 19 Promotores de Justiça Eleitorais fiscalizaram as eleições na região. Em alguns locais foram registradas aglomerações e as práticas de boca de urna e distribuição de santinhos (o que é proibido no dia da votação). Tudo será apurado pelas Promotorias de Justiça responsáveis.
Em Lages, maior colégio eleitoral do Planalto, com 126 mil pessoas aptas a votar, o clima correu dentro da normalidade nos 46 locais de votação. O Promotor de Justiça Fernando Wiggers visitou várias seções e parabenizou os mesários pelo papel exercido em prol da democracia.
O clima ficou tenso em Rio das Antas, na comarca de Caçador, no sábado à noite. Apoiadores de candidatos adversários causaram tumulto na cidade, e uma camionete foi apedrejada. A Polícia Militar se fez presente com efetivo reforçado e apreendeu vários tipos de armas. O caso será apurado pelo MPSC, a partir do boletim de ocorrência, e os responsáveis podem sofrer sanções.
Em Ponte Alta, os órgãos competentes apuram crimes de ameaça e um possível atentado contra candidatos, que teria ocorrido durante a última semana. Em Joaçaba, um eleitor foi detido por fotografar a urna, e aceitou a proposta de transação penal do MPSC para não sofrer uma ação judicial. Ele pagará R$ 2 mil de multa.
Região Norte e Planalto Norte
O dia de votação nas regiões Norte e Planalto Norte Catarinense transcorreu de forma pacífica e ordeira, com ocorrência pontuais. De forma geral, os casos de infração à lei eleitoral praticados foram a prática de boca de urna, estacionamento de carros plotados por candidatos ou cabos eleitorais com propaganda eleitoral em frente aos locais de votação e aglomeração em frente aos colégios eleitorais e distribuição de panfletos.
Na Comarca de Canoinhas, conforme relatou a Promotora de Justiça Eleitoral Aline Restel Trennepohl, um motorista foi preso em flagrante por transporte irregular de eleitores e possível captação ilícita de sufrágios por um grupo de eleitores que estavam sendo levados para votar na cidade de Três Barras. No município de Canoinhas, foi lavrado um termo circunstanciado, em que um eleitor tirou a foto da urna eletrônica, praticando o crime do artigo 312, do Código Eleitoral, que é violar ou tentar violar o sigilo do voto em Canoinhas.
No município de Jaraguá do Sul foi registrada a distribuição de santinhos na frente de um colégio eleitoral sendo feita pelo marido de uma candidata a vereadora. O Promotor de Justiça Eleitoral Guilherme Luis Lutz Morelli disse que foi lavrado um termo circunstanciado e durante a semana será realizada audiência.
Em Joinville, no maior colégio eleitoral de Santa Catarina, os Promotores de Justiça que atuaram na fiscalização das zonas eleitorais informaram que o pleito ocorreu dentro da normalidade, sem grandes ocorrências ou crimes.
Da mesma forma, nas Comarcas de Guaramirim, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Papanduva, a votação ocorreu dentro da ordem e respeito à democracia.