A importância do fortalecimento da união do MP foi também destaca por Manoel Murrieta. "A reunião do Conselho Nacional dos Procuradores- Gerais com a participação da Conamp na sede da Procuradoria-Geral da República marca de forma inquestionável a união e a unidade do Ministério Público Brasileiro em sua atuação no processo eleitoral que se avizinha na defesa do sistema democrático e eleições seguras como garantia da vontade popular e das prerrogativas do Ministério Público Brasileiro", disse.
O presidente do Grupo Nacional dos Coordenadores Eleitorais (Gnace) do CNPG, procurador-geral de Justiça do Mat" Grosso do Sul Alexandre Magno, introduziu pontos debatidos durante a reunião do Grupo ocorrida pela manhã. Magno destacou a natureza híbrida da Justiça eleitoral na fiscalização do pleito deste ano: "É muito importante desenvolver mecanismos que garantam uma atuação sólida e coesa na fiscalização para coibir ilícitos eleitorais".
Durante a reunião, foi destacado também a importância da ampliação dos canais de atendimento à população nas eleições, como as ouvidorias, com efetivação de plantão que garanta a atuação célere e efetiva do MP eleitoral, principalmente diante das eventuais denúncias de irregularidades, que exigem respostas rápidas.
GNACE
Na reunião do Gnace, foram debatidos, entre outros pontos, a segurança no dia da eleição, com foco na atuação integrada entre o MP e os órgãos de segurança; as providências para garantir a votação sem aparelho de celular; a atuação para combater os ilícitos na internet, com destaque para a questão das fake news; e as ações preventivas com vistas a garantir a segurança das urnas no dia da eleição.
O Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais é integrado por procuradores ou promotores de Justiça que, nos respectivos Ministérios Públicos estaduais, exercem a coordenação da atividade dos promotores eleitorais. No encontro, o promotor de Justiça Leonardo Romanelli, do MP de São Paulo, apresentou o Lab Eleitoral do MPSP, um portal de acesso restrito, que tem como objetivo auxiliar os membros do MPSP nos aspectos práticos para a atuação nas eleições de outubro.
Aprendizagem Profissional
A reunião extraordinária do CNPG teve ainda a participação da deputa federal Celina Leão, relatora da Medida Provisória 1116/2022. Ela tratou com os Procuradores-Gerais sobre a possibilidade de propor alterações na redação da MP, que foi retirada temporariamente da pauta de votação da Câmara dos Deputados, após o CNPG emitir nota pública em que manifestou "preocupação com a possibilidade de regressão no instituto da aprendizagem profissional, política pública de reconhecida importância para a inclusão social de adolescentes e jovens, em especial àqueles em situação de vulnerabilidade social".