Nesta segunda-feira (4/11), integrantes do Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (GEDCLIMA) se reuniram com todos os componentes dos grupos temáticos de Ciência e Tecnologia, Políticas Públicas e Assistência Social. Na ocasião, os Presidentes dos Grupos Temáticos fizeram uma explanação a respeito dos trabalhos efetuados no último bimestre, ocasião em que dois enunciados foram aprovados.
A reunião iniciou com a exposição do Prof. Dr. José Rubens Morato Leite, que fez uma breve apresentação sobre o evento que participará no Conselho da Justiça Federal em Brasília/DF, nos dias 25 e 26 de novembro, intitulado "I Jornada Jurídica de Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais", para que a preocupação com as mudanças climáticas possa ser incorporada também no âmbito do Poder Judiciário.
Durante a explanação dos trabalhos efetuados durante o último bimestre pelos Grupos de Trabalho, após debates, foram aprovados dois enunciados. O primeiro enunciado é referente à necessidade de os municípios com áreas suscetíveis a deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos e hidrológicos correlatos mapearem as áreas de risco e se inscreverem no cadastro nacional. O segundo diz respeito ao dever, em regra, de atividades ou empreendimentos que utilizam recursos ambientais, capazes de causar degradação ambiental, serem precedidos de licenciamento e estudo ambiental. Para conferir os enunciados completos, clique aqui.
Ambos os enunciados propostos pelos grupos temáticos de Políticas Públicas e Ciência e Tecnologia são acompanhados de exposição de motivos, a primeira delas na forma de cartilha, que está em processo de elaboração.
A reunião foi presidida pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Promotora de Justiça Fernanda Broering Dutra. A coordenadora do CME destaca que "A reunião foi muito produtiva e permitiu o compartilhamento dos trabalhos realizados em cada GT com todos os integrantes do GEDCLIMA. Ainda, foi o momento de pensar no planejamento do Grupo para o ano de 2025".