Rádio MPSC

Ouça o Promotor de Justiça, Adalberto Exterkötter e o Prefeito de Rio do Sul, José Thomé.

Carregar arquivo do audio aqui!

Post

"Em setembro para os agricultores é tempo de plantar. Para nós, em relação ao jardim botânico é tempo de colher. E isso só foi possível porque essa ideia embrionária foi encampada pelo Município, pela Associação Ambiental Pimentão, pela Universidade do Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), e coube ao Ministério Público apenas regar essa ideia", disse o Promotor de Justiça Adalberto Exterkötter, na cerimônia de inauguração do Jardim Botânico de Rio do Sul.

A data tem um significado histórico e especial, porque marca um legado ao meio ambiente da região com a abertura para o público em 21 de setembro, dia que se comemora o Dia da Árvore. Numa área de 20 hectares, o espaço foi estruturado com recurso de R$1,3 milhão destinado pelo Ministério Público catarinense, após um acordo com a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN), para pagamento de danos ambientais causados na região. A quantia investida reflete no retorno da preservação da fauna e no potencial ecológico da região.

"Nós sempre incentivamos projetos que entendemos que digam respeito ao meio ambiente. E surgiu a oportunidade de apoiarmos uma ideia que foi desenvolvida inicialmente pelo Município, pela Associação Ambientalista Pimentão e pela UNIDAVI. Então nós entendemos que era um projeto espetacular, e por isso alocamos recursos de danos ambientais para o desenvolvimento do projeto. Foi a possibilidade do projeto se desenvolver, e hoje estamos colhendo os frutos do que foi plantado há três anos", completa o Promotor de Justiça.

Post

Pelas trilhas, nos mirantes, cachoeira, e viveiros de bromélias e orquídeas, uma coleção com 100 espécies de cactos, e suculentas como o cordão de golfinho. São mais de 300 espécies da mata nativa, como palmiteiros, guarapuvu, os 13 tipos de palmeiras existentes em Santa Catarina, canela-sassafrás, além de imponentes araucárias, que batizam um dos mirantes do local. A estrutura proporciona uma integração com o investimento na ecologia.

"Nesse dia tão emblemático, que é o Dia da Árvore, ganhar um presente desse é muito importante. São tão poucos jardins botânicos no estado e em todo o Brasil. É um espaço para todos que podem se contemplar com tantas belezas naturais, e após as intervenções realizadas fazer coleções temáticas. Para o pessoal que gosta de plantas, vai ficar encantado", explica Robson Carlos Avi, Presidente da Associação Ambientalista Pimentão.

 O advogado Marcelo Pereira veio com o filho para conferir a nova atração da cidade."Nós moramos no bairro, e estamos esperando pela inauguração. É um incentivo para preservação ambiental, para passeio com a família, aproveitar o espaço, fazer caminhada. Meu filho gostou bastante, porque ele adora fazer trilha", completa.