Post

Na última semana, foi concluído o curso para formação de brigadistas voluntários. Ao todo, 64 membros e servidores participaram do curso em Florianópolis e Lages nos meses de julho e agosto. O treinamento foi promovido pelo Setor de Bombeiros da Casa Militar do MPSC e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

O treinamento foi ministrado pelo 3º Sargento Bombeiro Militar Thierry César da Rosa Bugs, do Setor de Bombeiros da Casa Militar do MPSC. Na fase teórica, os participantes foram orientados sobre noções de extinção de princípios de incêndios, primeiros socorros e sistemas preventivos. Já a atividade prática contou com demonstrações e instruções sobre extinção de princípios de incêndios. 

Para os participantes, a experiência foi positiva. O Coordenador de Inteligência e Segurança Institucional (CISI), Sandro de Araújo, participou do treinamento em Florianópolis e diz que o curso comprovou que a segurança orgânica é um compromisso de todos. "Além dos benefícios para a Instituição, cada participante leva para sua casa ensinamentos para o seu dia a dia".

O assessor jurídico da CISI, Rodrigo Rocha de Moraes, também fez parte da turma de Florianópolis e conta que levará os ensinamentos para além do dia a dia na instituição. "Saber como prevenir pequenos acidentes, extinguir princípios de incêndio, desmistificar a utilização de extintores de incêndio ou mesmo como proceder ao abandonar o prédio em caso de emergência não tem preço e pode salvar vidas", completa.  

A servidora Ana Carolina da Costa, que participou do treinamento em Lages, diz que os temas abordados "deveriam ser do conhecimento de todos". Para ela, a aula prática foi um ponto forte do treinamento. "É significativa a diferença entre saber na teoria a correta utilização de um extintor de incêndio e, de fato, utilizar este para apagar uma chama", diz. 

O curso foi promovido para preencher 121 vagas de brigadistas voluntários nas 11 unidades em que o MPSC tem edificação própria. O preenchimento das vagas é uma exigência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para a concessão dos atestados de funcionamento anual das unidades do MPSC.  

Além disso, o treinamento teve como objetivo capacitar membros e servidores a agirem em casos de combate a princípios de incêndio e salvamento e auxiliarem nos serviços de prevenção em caráter voluntário.   

Próximos passos 

Agora, os brigadistas voluntários serão as pessoas de referência em suas unidades nos casos que implicarem necessidade de conhecimento básico para as ações de combate a princípios de incêndio, evacuação do imóvel ou atendimento pré-hospitalar até que o socorro especializado chegue ao local.   

Os participantes também passarão por uma instrução de reciclagem a cada dois anos, com mais treinamentos práticos regulares previstos.  

Em setembro, será realizado o treinamento da segunda turma de brigadistas voluntários em Florianópolis para preenchimento das vagas não ocupadas na primeira turma, em data a ser definida e divulgada. Podem participar membros e servidores que tenham interesse pela atividade e desejem adquirir conhecimento úteis no seu ambiente de trabalho ou na vida pessoal.