Post

Casa Bocaiúva do MPSC será aberta ao público em 2019

A Casa Bocaiúva que integra o Espaço Sociocultural do MPSC terá exposições artísticas, fotográficas, oficinas educativas e palestras que vão aproximar a população do Ministério Público de Santa Catarina. A casa é uma construção histórica que também abrigará o Centro de Memória da Instituição, um espaço público onde documentos e registros que remontam à história do Ministério Público Catarinense e de Santa Catarina ficarão acessíveis à população.

Localizada na Rua Bocaiúva, a construção foi uma antiga "casa de chácara", nome dado às propriedades de regiões periféricas, por conta de suas grandes varandas e pelas grandes dimensões das propriedades. Em 1986, foi tombada como patrimônio histórico pelo município. Já em 2014, quando o MPSC adquiriu o terreno da nova sede da Procuradoria-Geral de Justiça, optou por um cuidadoso processo de restauração, a fim de recuperar as suas características originais (veja mais informações no vídeo ao lado).

Neste processo de restauração, descobriu-se que a casa era originalmente branca, com detalhes em tom ocre amarelado e alvenarias em tom verde. Além dessa coloração, outras nove camadas de tinta passaram pela construção, e agora, a Casa Bocaiúva , que abrigará o Centro de Memória do MPSC, volta às suas cores originais.

Uma cor histórica

A Casa Bocaiúva é uma edificação de arquitetura tradicional com influência luso-brasileira e características rurais. Ao longo dos seus quase 160 anos de história, foi pintada nove vezes. Na base dessas nove camadas de tinta, a combinação eram paredes brancas, detalhes em ocre amarelado e alvenarias verdes - cores representativas das casas de chácara de Florianópolis no século XIX.

O processo de restauração começou em 2016, mas, dois anos antes, a casa passava por uma reestruturação. As suas paredes foram escoradas, pois o solo do terreno é arenoso, e com as escavações para construção da fundação do novo prédio do MPSC a casa poderia ruir. Após um período de monitoramento, a restauração foi iniciada.

Etapas da restauração: encontradas nove camadas de tinta até chegar na cor original