Post

Partindo do princípio de que a educação é um importante veículo de combate à corrupção, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Polícia Militar são parceiros nas atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) desde 2011.

No primeiro semestre de 2018, o MPSC desenvolveu um marca-páginas com mensagens educativas e de conscientização com objetivo de provocar a reflexão sobre atos de cidadania vividos dentro e fora das escolas. Esse material compõe o kit do PROERD que é entregue aos alunos. Os instrutores trabalham dinâmicas em salas de aula sobre a importância de combater e evitar atos de corrupção. Aproximadamente 81 mil marca-páginas devem ser distribuídos nesta edição do programa.

O PROERD e a campanha ''O que você tem a ver com a corrupção?'' alcançaram em 2017 cerca de 90 mil estudantes das redes estadual, municipal e privada. No fim do ano passado, essa parceria foi renovada com a assinatura do convênio de cooperação técnica entre o MPSC, a Polícia Militar, a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

''É preciso trabalhar em conjunto para alcançarmos nossos objetivos institucionais. O PROERD traz muitos benefícios à sociedade. É um programa já consolidado na comunidade escolar que atinge milhares de catarinenses'', afirmou o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Fábio de Souza Trajano.


PROerd

SAIBA MAIS

O Programa Educacional de Resistência às Drogas é um projeto nacional no qual policiais militares, treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência nas salas de aula brasileiras. Segundo a Polícia Militar, uma em cada sete crianças catarinenses já passou pelo PROERD e cerca de 1 milhão de pessoas foram capacitadas em 2017.

O que você tem a ver com a corrupção?

SAIBA MAIS

A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" foi iniciada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em 2004, em Chapecó, para atingir principalmente crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). O projeto tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e à transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Em dezembro de 2008, recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - Brasil e Cone Sul na categoria "mobilização social", por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social. A campanha está em fase de reformulação, mas continuará tendo o mesmo foco.