Post

O canal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no YouTube, neste momento de enfrentamento à pandemia de covid-19, já disponibilizou 80 vídeos relacionados às ações da Instituição. Em resposta a essa publicização das informações, do dia 13 de março até agora, 1.100 novas pessoas se inscreveram no canal para serem notificadas por e-mail a cada nova publicação. Considerando os já inscritos anteriormente, o total chega a 10.152.

Os números refletem uma história de pioneirismo. O canal do MPSC no YouTube é o primeiro oficial de um Ministério Público na plataforma - foi ao ar no dia 6 de outubro de 2008. Hoje, o canal tem o maior número de inscritos entre os MPs estaduais.

Com o alcance da marca de 10 mil inscritos, a equipe do YouTube enviou um e-mail parabenizando o MPSC (imagem acima). O YouTube está entre as maiores plataformas de vídeos do mundo, e a vantagem de um canal é a possibilidade de deixar acessível uma vasta biblioteca para ser explorada pelos cidadãos que tenham interesse em um conteúdo dirigido.

No entanto, não precisa ser inscrito no canal para visualizar os vídeos. Seja por meio de um link, seja pelas sugestões dos mecanismos de busca na internet, todo cidadão tem acesso rápido e fácil aos conteúdos. Nos últimos 28 dias, o canal teve 46.280 visualizações, 13 mil a mais do que média registrada nos meses anteriores.


Vídeos sobre a pandemia

No canal do MPSC no YouTube, o cidadão tem acesso ao conteúdo organizado por playlists. É possível encontrar vídeos que detalham diretamente as áreas de atuação da Instituição, bem como assuntos recorrentes e que são tratados por meio de projetos e campanhas. A playlist #CoranavírusMPSC conta com vídeos que detalham a atuação das Promotorias de Justiça no enfrentamento à covid-19. Trata-se de ações em diferentes cidades, com reflexos em áreas como educação, cidadania e moralidade administrativa.

No decorrer destes últimos dois meses, além dos vídeos publicados, foram feitas lives. No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por exemplo, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, falou dos impactos das medidas de distanciamento social e tirou dúvidas da sociedade ao vivo. A transmissão de cerca de uma hora - e que agora permanece à disposição no canal - já registra 800 visualizações.

A entrevista sobre fake news, por sua vez, que trata do combate contra as informações falsas que podem agravar a pandemia do coronavírus, já alcançou mil visualizações. O número é semelhante ao do vídeo que aborda a recomendação do MP catarinense para os ensinos infantil a médio diante das medidas de distanciamento social.

Depois de saber de todo esse conteúdo disponível, para você fazer parte do grupo de mais de dez mil inscritos no canal, que são notificados toda vez que um novo vídeo é lançado, basta dar play no vídeo acima. Nele, você encontra um passo a passo para se inscrever!