Ele citou também o artigo 77 da Lei das Eleições, o qual diz que o candidato ou a candidata que, nos três meses antes da data prevista para a eleição, comparecer a uma inauguração de obra pública, terá seu registro ou diploma sujeitos à cassação.
Foram abordadas, ainda, as vedações que tratam das transferências voluntárias de recursos financeiros dos Estados e da União aos Municípios, a proibição da publicidade institucional pelos Municípios nos três meses imediatamente anteriores à data da eleição, e as limitações das despesas com publicidade dos órgãos públicos no primeiro semestre do ano da eleição.
O Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain ressaltou que "é importante destacar que a prática das condutas vedadas pode ocasionar a pena de multa e até a cassação do registro ou do diploma do candidato beneficiado ou da candidata beneficiada".
Durante todo o evento também aconteceram palestras sobre propaganda eleitoral, financiamento de campanhas eleitorais e prestação de contas, convenções partidárias e registro de candidaturas.
Proferiram palestras no seminário em Joinville o professor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina e advogado Mauro Antônio Prezotto, a Secretária de Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Denise Goulart Schlickmann, e o Secretário Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Maximiniano Simões Sobral.
O Delegado Jean Rodrigo Helfenstein, Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Joinville, comentou que "o seminário promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina é de suma importância para adquirirmos conhecimento, trocarmos experiências sobre as práticas diárias relacionadas a atividades eleitorais, bem como os crimes eleitorais. Isso é importante pois está se avizinhando o processo eleitoral e devemos atuar com a maior harmonia e garantir a lisura do pleito".
Saiba mais
Os Seminários Regionais Eleitorais são uma iniciativa do MPSC e têm a parceria da Procuradoria Regional Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e da Escola de Magistratura de Santa Catarina, além do apoio da Federação de Consórcios e Associações de Municípios de Santa Catarina.
A programação se iniciou em Florianópolis e já passou por São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Itajaí e Joinville. Os próximos seminários acontecerão em Mafra (29/5), Araranguá (4/6), Criciúma (5/6) e Tubarão (6/6)
Para saber mais sobre o trabalho do Ministério Público Eleitoral nas eleições municipais e conferir a agenda completa de seminários pelo estado, clique aqui.
Confira as fotos do evento.