O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de dois jovens, ambos de 21 anos, pelos crimes de associação para o tráfico de drogas, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e de munições de uso restrito no município de São Carlos. 

O primeiro acusado foi condenado a 17 anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado, além de um ano e seis meses em regime inicial semiaberto, somando 2.321 dias-multa, que equivalem a aproximadamente R$ 109 mil. Ele foi considerado culpado pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico de drogas e posse de arma de fogo, com as agravantes de exercer a liderança da atividade criminosa e de ser reincidente.

O segundo réu recebeu a pena de 12 anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicial fechado, além de 1.498 dias-multa, correspondendo a cerca de R$ 70 mil. Ele foi condenado pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico de drogas e posse de munição de uso restrito. 

De acordo com a denúncia da Promotoria de Justiça da Comarca de São Carlos, após investigação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos denunciados em 24 de abril de 2024. Durante a busca, foram apreendidas as drogas - 800 gramas de maconha,  200 gramas de cocaína, 900 gramas de "skunk", 35 gramas de "haxixe", cinco gramas da substância "MDMA" rosa, e dois adesivos de LSD -, a arma de fogo e munições, além de outros equipamentos utilizados na prática criminosa. Segundo a investigação da Polícia Civil, além do município de São Carlos, os envolvidos vendiam entorpecentes para o município de Águas de Chapecó. 

A sentença é passível de recurso, mas os réus não poderão recorrer em liberdade, tendo em vista que a prisão preventiva foi mantida para a manutenção da ordem pública.