Post

Terminou o expediente mais cedo, sobrou um tempo no horário de almoço ou no intervalo da tarde? Talvez esses sejam bons momentos para conhecer a exposição "Perdidos e Achados" e mergulhar na história da família que residiu na Casa Bocaiúva por quase 90 anos. Essa é a proposta do Memorial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que catalogou, higienizou e agora expõe uma série de itens localizados durante as obras de restauração da residência, realizadas em 2018.  

Uma maçaneta de porcelana, recibos de pagamentos e um cartão com desejos de feliz Natal foram alguns dos itens recuperados e que estão expostos na Casa Bocaiúva. Todos eles pertenceram à família Souza, que residiu na casa entre 1920 e 2007 e cujos descendentes autorizaram a exposição do material para toda a comunidade. Há, por exemplo, uma foto da festa de celebração dos 50 anos de casados de José Antonio de Souza Jr. e Anna Alves Cardoso, mas também registros mais rotineiros, como uma lata de biscoitos.  

Que tal conhecer um pouco mais sobre a história da família Souza e viajar em costumes que marcaram o século XX? A exposição "Perdidos e Achados" está aberta à visitação para colaboradores do MPSC e para a comunidade em geral de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 19h30. A mostra está instalada no hall de entrada da Casa Bocaiúva, que fica anexa ao Edifício Ministério Público de Santa Catarina, na Rua Bocaiúva, n. 1792.   

Agende sua visita e conheça mais do MPSC 

A visita à exposição "Perdidos e Achados" pode ser feita sem agendamento, mas grupos de estudantes interessados em conhecer a estrutura do Ministério Público catarinense - incluindo a Casa Bocaiúva - podem solicitar um passeio guiado pelo programa "Por Dentro do MPSC". Nessa modalidade de visita institucional, os estudantes participam de uma palestra com um Promotor ou Procurador de Justiça e visitam a biblioteca Ruy Olimpo de Oliveira, a Casa do Barão e o Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC, que fica na Casa Bocaiúva. Clique aqui, saiba mais sobre o programa e agende sua visita. 

A Casa Bocaiúva  

Restaurada pelo MPSC quando a instituição adquiriu o terreno da nova sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em 2014, a Casa Bocaiúva apresenta as características originais e abriga o Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC. Saiba mais sobre a Casa Bocaiúva aqui.