Pela primeira vez, Memorial do MPSC integra Guia de Museus de Santa Catarina
O guia é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura e expõe mais de 200 instituições museológicas.
O Memorial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) expõe a história de Santa Catarina e da Instituição por meio de documentos, fotos, vídeos e objetos. Neste ano, ele foi recomendado pela primeira vez no Guia de Museus estadual, uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que divulga mais de 200 museus catarinenses.
O Guia de Museus de Santa Catarina é um livro que apresenta os museus do Estado, contendo informações como endereço, dias e horários de visitação e formas de contato. No total, 201 instituições de 113 municípios estão presentes na publicação. O lançamento da edição física está previsto para 2025, mas a versão digital já está disponível neste link.
Neste momento, a Casa Bocaiúva, que abriga o Memorial do MPSC, está passando por uma restruturação. Em breve, o local voltará a abrigar mostras históricas e a receber visitas do público.
O Memorial preserva e divulga traços da história do Estado por meio de exposições, tanto físicas quando digitais. A mostra fixa "Gabinete do Passado" reconstrói o típico gabinete de um Promotor de Justiça de gerações passadas, com peças originais usadas na época. Já passaram pelo local também as mostras "Perdidos e Achados" e "Linchamento de Chapecó", entre muitas outras exposições temporárias.
Para a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC, Promotora de Justiça Lara Peplau, participar do guia é uma honra. "Fazer parte do Guia de Museus de Santa Catarina reforça nosso compromisso em preservar e divulgar a história do Ministério Público e do Estado de Santa Catarina. Esta inclusão é um marco importante que nos motiva a continuar aprimorando nossas exposições e atividades para o público", disse.
Para a Chefe do Setor do Memorial, Priscila Melina Finardi, "o guia traz visibilidade tanto para o Memorial quanto para o MPSC, aproximando a sociedade da Instituição".
Situado na Casa Bocaiúva, em frente ao edifício-sede do MPSC, em Florianópolis, na rua Bocaiuva, n. 1792, Centro, o espaço recebe grupos de escolas e universidades por meio de visitas agendadas. Elas podem ser marcadas por e-mail (memorial@mpsc.mp.br) ou pelo telefone (48) 3229-9090.
O Memorial do Ministério Público auxilia e prepara conteúdos informativos que serão divulgados em diversos formatos, como o documento narrando a história da Instituição (confira aqui) e o livro sobre o julgamento do Linchamento de Chapecó. Outras pesquisas históricas também são realizadas pelo setor - neste ano, foram ao menos 20.