GEDDA lança vídeos sobre cuidados com animais domésticos
A ação faz parte do trabalho do Grupo Especial em Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA) presidido pelo MPSC.
Em formato de animação, os dois vídeos produzidos destacam temáticas que fazem parte do dia a dia da população, como a decisão de ter um animal em casa e as dúvidas a respeito da castração. Dados do Instituto Ambiental ECOSUL reforçam esta preocupação e revelam que Santa Catarina tem atualmente milhares de cães e gatos mal domiciliados ou abandonados. E, entre as principais causas desta superpopulação de cães e gatos, estão a adoção, a compra por impulso e a procriação indesejada.
"O GEDDA em suas reuniões tem discutido as formas mais efetivas de minimizar o impacto da irresponsabilidade da sociedade para com os animais, bem como meios de ampliar o alcance das campanhas de castração social em massa e de controle de zoonoses, aliado a educação para uma guarda responsável, que são fundamentais para conter a explosão populacional, o abandono e resguardar a saúde pública e dos animais", explica o Presidente do GEDDA, Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli.
GEDDA iniciou as atividades em janeiro de 2012 e, além de dar suporte técnico e jurídico às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e às entidades que atuam no setor, desenvolve trabalhos de educação ambiental voltados para a população e para autoridades em geral. Participam do GEDDA o Ministério Público Estadual, a Polícia Militar Ambiental, a CIDASC, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e o Instituto Ambiental ECOSUL.