Em formato de animação, os dois vídeos produzidos destacam temáticas que fazem parte do dia a dia da população, como a decisão de ter um animal em casa e as dúvidas a respeito da castração. Dados do Instituto Ambiental ECOSUL reforçam esta preocupação e revelam que Santa Catarina tem atualmente milhares de cães e gatos mal domiciliados ou abandonados. E, entre as principais causas desta superpopulação de cães e gatos, estão a adoção, a compra por impulso e a procriação indesejada.

"O GEDDA em suas reuniões tem discutido as formas mais efetivas de minimizar o impacto da irresponsabilidade da sociedade para com os animais, bem como meios de ampliar o alcance das campanhas de castração social em massa e de controle de zoonoses, aliado a educação para uma guarda responsável, que são fundamentais para conter a explosão populacional, o abandono e resguardar a saúde pública e dos animais", explica o Presidente do GEDDA, Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli.

GEDDA iniciou as atividades em janeiro de 2012 e, além de dar suporte técnico e jurídico às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e às entidades que atuam no setor, desenvolve trabalhos de educação ambiental voltados para a população e para autoridades em geral. Participam do GEDDA o Ministério Público Estadual, a Polícia Militar Ambiental, a CIDASC, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e o Instituto Ambiental ECOSUL.

VÍDEOS

Ter um bichinho é o sonho de muita gente!

O que você sabe sobre castração de animais?