Em seu discurso de saudação, a Procuradora de Justiça Monika Pabst falou do lado humano do empossado. "Promotor de júri apaixonado, suas sustentações pareciam tornar da própria alma, e não seria exagero se dissesse que suas palavras teriam o condão de levar o indivíduo mais insensível às lagrimas... E digo isso por experiência própria, pois eu mesma em certa ocasião não pude conter a emoção em um dos seus brilhantes e inflamados trabalhos na tribuna do júri. Em um dos casos mais enigmáticos e marcantes da sua atuação profissional, relativo ao estupro e homicídio de três jovens, na comarca de Blumenau, o promotor de justiça técnico não conteve o seu lado humano e, transbordando em emoção quando da narrativa dos fatos aos jurados, levou a plateia inteira ao choro", lembrou.
Emocionado, o novo Procurador de Justiça relembrou, em seu discurso de posse, os seus 38 anos de carreira e agradeceu aos que o acompanharam. Citou os Promotores de Justiça que o receberam, Nilo Sérgio Quintino dos Santos e Luiz Alberto Cavalcanti. "Incrivelmente bondosos, pacientes e compreensivos, impulsionaram e dirigiram minha barca, dando-lhe o rumo para a almejada confirmação na carreira, fato ocorrido em 1985", relatou. Destacou também o incentivo que recebeu da colega Procuradora de Justiça Monika Pabst: "Aquela que mais me suportava era a queridíssima Monika, que é a causa de minha decisão de inscrever-me para este novo cargo que hoje estou a ocupar. Monika, teu estímulo foi decisivo para que eu estivesse hoje tomando posse".
Fiamoncini se afastou duas vezes do Ministério Público para se dedicar ao cargo de Prefeito da sua cidade-natal, Rodeio, no Alto Vale do Itajaí. Atuou nas comarcas de Tangará, Trombudo Central, Ituporanga, Balneário Camboriú, Indaial, Curitibanos e, por último, Blumenau.
Renovação e experiência
O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, presidiu a solenidade. Em sua fala, destacou a trajetória do Procurador de Justiça Hélio José Fiamoncini. Comin frisou que a chegada do novo membro representa uma renovação de forças ao colegiado e que a experiência de Fiamoncini contribuirá para discussões importantes.
O Procurador-Geral também falou sobre as características pessoais que são reconhecidas por quem já trabalhou com Fiamoncini. "O Colégio comemora a sua chegada e se alegra por várias razões - a primeira delas, pelo seu espirito alegre, fervoroso, inquieto e solidário. Quem conhece o Dr. Hélio sabe do ser humano maravilhoso que é, sempre com uma palavra amiga, um sorriso no rosto e uma energia positiva que contagia todos que estão ao seu redor", ressaltou.