O Tribunal do Júri da Comarca de Curitibanos condenou a 14 anos e oito meses de prisão, em regime fechado, um autônomo que matou um agricultor, na cidade de São Cristóvão do Sul, por causa do local onde uma vaca pastava. O crime aconteceu em 14 de agosto de 2005 e a sessão do Júri foi realizada nesta quinta-feira, 20 de maio. A pena à qual foi sentenciado o autônomo Jani Tobias de Lima, 58 anos, é por homicídio qualificado (motivo fútil) e porte ilegal de arma. A vítima foi o agricultor Osni Becker Fagundes, 52 anos.

A acusação foi promovida pelo Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, que atuou pelo Núcleo do Tribunal do Júri do Ministério Público de Santa Catarina, em colaboração com a 3ª Promotoria de Justiça de Curitibanos. A sentença foi proferida pelo Juiz de Direito Joarez Rusch. O MPSC demonstrou ao Júri que Lima e Fagundes eram vizinhos e tiveram uma desavença por conta do terreno onde Jani colocava uma vaca para pastar. O terreno pertencia à Prefeitura de São Cristóvão do Sul e ficava ao lado da propriedade de Fagundes, que alegava incômodo pela presença do animal.

No dia 14 de agosto de 2005 os dois estavam transitando em automóveis separados por uma estrada do interior, quando se encontraram, desceram do veículo e se desentenderam sobre o local onde era colocado o animal para pastar. Lima então disparou contra Fagundes, que foi morto com três tiros no abdômen e peito. Da decisão cabe recurso ao Tribunal de Justiça. (Ação criminal n° 022.05.004659-6)