Post

O Ministério Público de Santa Catarina, em convênio com o Conselho da Comunidade de Canoinhas, forneceu ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas um kit pick-up para combate a incêndio florestal. O equipamento foi adquirido pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Canoinhas com recursos oriundos de prestações pecuniárias decorrentes dos acordos de não persecução penal (ANPP) firmados pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas e homologados pela 1ª Vara Criminal da Comarca.

O kit é composto por um tanque rígido com capacidade de 400 litros de água, conjunto motobomba, pistola de descarga e mangueiras. O equipamento pode ser acoplado em viaturas do tipo pick-up e tem por finalidade agilizar o transporte de água para combate a incêndios florestais em locais de mata fechada ou de grande declive.

Post

A entrega do kit ao Corpo de Bombeiros foi feita pelo Promotor de Justiça Renato Maia Faria e por integrantes do Conselho da Comunidade. Durante a solenidade também foram entregues 16 botas para uso em incêndios florestais, adquiridas com recursos provenientes da arrecadação de taxas pelo Corpo de Bombeiros no município.

Segundo o Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Sarte, o equipamento garante uma melhoria do tempo de resposta para o controle de incêndios florestais de médio e grande porte pelas guarnições de serviço, trazendo mais eficiência no combate e redução da exposição dos bombeiros a situações de risco.

Post

Esse é apenas um dos projetos desenvolvidos pelo Ministério Público na comarca decorrentes das verbas obtidas pela nova ferramenta do ANPP, que possibilita a destinação de valores para entidades filantrópicas e órgão públicos de modo a reparar os prejuízos causados pelos infratores que aceitam o acordo. "A destinação local desses valores decorrentes dos acordos firmados pelo Ministério Público é fundamental para que a comunidade perceba o trabalho da Justiça e, principalmente, receba um retorno pelos danos causados pelos crimes", comenta Faria.

Ainda no dia da entrega, por volta de 18 horas, o equipamento foi utilizado pela primeira vez para combater um incêndio em uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, com vegetação já roçada e reflorestamento de eucalipto, que oferecia perigo a via (BR-280) devido à fumaça. Para a extinção do fogo e rescaldo foram utilizados cerca de 400 litros de água.