O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está chegando ao TikTok, uma das redes sociais mais populares do mundo. A Datareportal, empresa responsável por compilar dados sobre redes sociais, aponta que o TikTok tem cerca de 1,56 bilhão de usuários.   

O objetivo do MPSC no TikTok é se aproximar mais ainda da população com conteúdos orientativos e educacionais para pessoas entre 16 e 30 anos - faixa etária majoritária do aplicativo. O Brasil é o terceiro país com mais usuários no TikTok, somando 98 milhões com mais de 18 anos em 2024. O público do TikTok é variado, com 54,8% da audiência composta por mulheres e 45,2% por homens.  

Alcançar o público mais jovem consolida a missão do MPSC de garantir que a sociedade catarinense tenha conhecimento de seus direitos e saiba como acessá-los na prática. Por isso, o perfil da instituição no TikTok irá pautar temas sociais importantes e mostrar como o trabalho institucional impacta a sociedade e a vida das pessoas de maneira geral. Alguns dos assuntos de principal foco serão a educação, o combate a violências, o acesso à saúde e a defesa do consumidor.  

Outros órgãos importantes ligados ao sistema judiciário já desenvolvem atividades no TikTok, como os Ministérios Públicos de Goiás, do Paraná, do Rio de Janeiro e da Bahia, o Conselho Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.  

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Editorias  

O TikTok do MPSC foi pensado em seções (editorias) para situar o público nas diversas áreas de atuação da instituição e facilitar a explicação de temas mais complexos.  

E aí, MP?  

A editoria tem um caráter de serviço, para explicar ao público como o MPSC pode auxiliar em diversas situações do cotidiano, como casos de necessidade de defesa do consumidor ou apoio às vítimas de bullying, violência de gênero e preconceito. Outra intenção é mostrar maneiras de denunciar irregularidades ao Ministério Público.  

Traduzindo  

Essa seção servirá para traduzir alguns termos recorrentes nos processos em que o MP atua, como "acordo de não persecução penal", "termo de ajustamento de conduta", entre outras expressões que sejam úteis e interessantes para o público entender cada vez melhor o trabalho do MPSC.  

O que o MP tem a ver?  

Baseada em acontecimentos que tiveram maior repercussão, a editoria visa mostrar como o MPSC age em determinados casos, desvendando a prática do trabalho de Procuradores e Promotores de Justiça e mostrando como o MP atua como defensor da sociedade e de causas coletivas, como meio ambiente, educação, direitos humanos e cidadania.  

Bastidores  

Tem como objetivo mostrar "os bastidores". A ideia é levar ao público, de maneira descontraída, o trabalho de Procuradores, Promotores e outros servidores do MPSC, além de apresentar curiosidades da instituição e outras iniciativas. Nessa editoria também vamos mostrar os locais onde o MPSC acontece: Promotorias de Justiça, atendimento ao cidadão, áreas administrativas, auditórios da sede etc.  

MPSC nas redes sociais  

Além do TikTok, o MPSC está presente em diversas outras redes sociais. Confira:  

- Instagram: além de difundir as ações do Ministério Público catarinense, a rede social permite a interação por meio de curtidas, comentários, compartilhamento e troca de mensagens privadas. Os posts contemplam campanhas, notícias e conscientização de datas temáticas, bem como cobertura de eventos e de ações dos Promotores e Procuradores de Justiça.  

- YouTube: desde 2008 fornece vídeos, reportagens e entrevistas sobre direitos, cidadania e o trabalho do Ministério Público, com profundidade audiovisual e maior duração. O MPSC foi um dos primeiros entre os órgãos do sistema de justiça brasileiro a ter um canal no YouTube.  

- Twitter (X) e Threads: são espaços para o diálogo com a população e a imprensa para informar sobre serviços, ações, notícias, campanhas e eventos por meio de mensagens curtas.  

- Podcast Rádio MPSC: inclui o "MPSC Notícias", o "Destaques da semana" e o "Entrevista da semana". Disponível no Spotify e no portal do MPSC. 

- Facebook: é destinado à divulgação de serviços, ações, notícias e campanhas.  

- LinkedIn: consolida os processos de comunicação e a imagem institucional, além de ampliar o conhecimento da sociedade sobre o MPSC com conteúdo sobre ações internas da instituição.  

Com o fortalecimento da comunicação nas redes sociais, o MPSC pretende integrar os serviços de comunicação já existentes e estabelecer um relacionamento ainda mais próximo com a sociedade.