Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também está mobilizado para ajudar as vítimas dos temporais que assolam o Rio Grande do Sul há mais de uma semana. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, criou, nesta terça-feira (7/5), uma força-tarefa humanitária para auxiliar no transporte de mantimentos e outras doações que estão em pontos de arrecadação pelo estado e que não têm como chegar às pessoas atingidas.   

"O trabalho da força-tarefa é uma maneira efetiva de auxiliarmos o povo do Rio Grande do Sul, que precisa da solidariedade e da ajuda  da sociedade em geral para minimizar as consequências dessa catástrofe climática. Nossa estrutura está à disposição para colaborar durante o período que for necessário", explicou Trajano. Para a criação do grupo, integrantes do MPSC se reuniram com a Defesa Civil para identificar qual tipo de ajuda é necessário neste momento. 

'As pessoas estão doando comida, água, produtos de limpeza em diversos pontos de arrecadação, mas nem sempre esses locais têm o transporte até o Rio Grande do Sul. Por isso, vamos colocar os caminhões, caminhonetes e carros de apoio do MPSC para fazer esse transporte', explicou o chefe da Casa Militar do MPSC, Coronel Marcelo Egídio Costa, responsável pela força-tarefa.   


Post

Estarão à disposição da Defesa Civil dois caminhões e duas caminhonetes (4x4 para chegar aos locais de difícil acesso), bem como dois carros de apoio para os voluntários que irão ao estado vizinho. Também foram formadas equipes para revezamento nas viagens, além de uma equipe de apoio para a organização da logística.   

"Nosso objetivo é ser autossuficiente nesta missão. Precisamos ser autossuficientes em comida, combustível, estrutura para pernoite quando necessário e, principalmente, distribuir nas localidades o que estaremos levando daqui. Nossos Policiais Militares terão dupla função no comboio. Além da ajuda humanitária, estarão encarregados da segurança de todo aparato de transporte. A primeira viagem será na manhã desta quarta-feira, com doações que carregamos no município de Itapema, e chegando lá vamos fazer um mapeamento do cenário para termos uma estratégia e auxiliarmos neste momento tão delicado. Nosso foco será o transporte das doações já arrecadadas a partir das orientações da Defesa Civil", detalhou o Coronel.  

Outras formas de colaborar  

 Membros do MPSC e representantes das instituições que compõem o Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (GEDCLIMA) se reuniram na tarde de segunda-feira (7/5) para debater ações de apoio e elencar contas seguras para doações financeiras pela população. Veja a notícia completa aqui.   

Cidadãos interessados em contribuir com recursos financeiros a título de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul poderão contribuir com segurança por meio das seguintes contas bancárias:  

Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL/RS)  

Chave Pix (CNPJ): 25404730000189  

 Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRS)  

Chave Pix (CNPJ): 87027595000157  

SOS Rio Grande do Sul  

Chave Pix (CNPJ): 92958800000138