PostDebater o tema, dar visibilidade e apresentar informações acerca do racismo e de suas facetas é o objetivo do evento on-line que será promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina no próximo dia 16, às 18h, pelo Canal do Youtube da Instituição.  

A palestra acontece em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11). O evento contará com a palestra da Promotora de Justiça do MP da Bahia Livia Maria Sant'Anna Vaz e terá como mediadora a Integrante do Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância e Coordenadora Adjunto do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do MPSC, Promotora de Justiça Lia Nara Dalmutt. Os integrantes do NECRIM também participarão do evento. 

A palestra é promovida pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) e pelo Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância do MPSC.   

Conheça o NECRIM  

O Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) é uma estrutura integrada à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, concebida para dar suporte técnico e operacional às Promotorias de Justiça nos casos de crimes de intolerância, crimes de ódio ou ameaças motivadas por questões de raça, gênero, ideologia e religião.    

Racismo, injúria racial, homofobia, discursos de ódio, fake news são alguns exemplos de crimes, com ou sem violência física, que serão apurados com o apoio do NECRIM. Entre as razões para a implantação do núcleo apontadas no ato que o criou, está "que o Estado não possui estrutura formada para o enfrentamento de crimes raciais". O documento também cita "o ofício recebido em 3 de dezembro de 2020, oriundo do Conselho Estadual da População Afrodescendente de Santa Catarina, Ofício Cepa n. 34/20".  

Entre as atribuições do NECRIM, estão receber representações, notícias de fatos e outros expedientes de natureza criminal relativos à intolerância (racial, religiosa, de gênero etc.) contra pessoas ou grupos discriminados, por escrito ou oralmente, e dar o encaminhamento à Promotoria de Justiça com a atribuição para atuar no caso; e sistematizar, por meio eletrônico, as informações para cruzar dados e identificar a correlação entre os crimes ocorridos no Estado, como apoio às investigações das Promotorias de Justiça, com o objetivo de conferir uniformidade e eficiência no enfrentamento a infrações penais praticadas por grupos organizados. 


Serviço:

Acesse

O que: palestra sobre o Dia da Consciência Negra 

     Quando:16/11/2021, às 18h 

     Onde: Youtube do MPSC 

Rádio MPSC

Ouça a Entrevista da Semana com o Coordenador do Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM), Procurador de Justiça Paulo Brandão, que destaca o trabalho do MPSC no combate ao racismo.

Faça o download do áudio aqui!