MPSC recomenda ao Porto de São Francisco do Sul suspensão de pagamento de empresa com contratação investigada
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou à SCPar Porto de São Francisco a imediata suspensão dos pagamentos a uma empresa para serviço de controle de pragas animais cuja contratação está sob investigação por conta de supostas irregularidades no processo de dispensa de licitação, inclusive possível superfaturamento.
A recomendação é assinada pelo Promotor de Justiça Diogo Luiz Deschamps, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Francisco do Sul, que instaurou um procedimento para investigar suposto superfaturamento na contratação, com dispensa de licitação, da empresa pelo valor de R$ 2.109.561,50.
Diante das informações já juntadas ao procedimento, a recomendação foi expedida nesta sexta-feira (5/6), direcionada ao Diretor-Presidente da SCPar Porto de São Francisco do Sul. O prazo para resposta quanto ao acatamento da recomendação é de cinco dias, contados a partir do recebimento.
"O objetivo da recomendação é evitar a dilapidação do patrimônio público, uma vez que as provas obtidas até o momento fornecem fortes indícios de irregularidade no procedimento licitatório que deu origem ao contrato da empresa", ressalta o Promotor de Justiça.
Saiba mais
Uma recomendação formal do Ministério Público representa a orientação quanto às medidas que devem ser tomadas para um agir lícito no tema, bem como a cientificação expressa e formal do agente público quanto à ilicitude de seu descumprimento e quanto às consequências que dele podem advir.
O não atendimento da recomendação expedida pode configurar ato de improbidade administrativa e resultar na propositura da competente ação civil pública, além de outras medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
Últimas notícias
20/06/2026A pedido do MPSC, Justiça converte em preventiva prisão de suspeito de feminicídio de jovem em Criciúma
19/06/2026Sumidouro em alerta: nesta segunda-feira, MPSC reúne especialistas para discutir impactos ambientais e climáticos de projeto portuário no Norte do estado
19/06/2026Homem é condenado a 18 anos e 4 meses de prisão por tentativa de feminicídio em Blumenau
19/06/2026Após denúncia do MPSC, homem é condenado a mais 86 anos de prisão por dupla tentativa de feminicídio em Maravilha
19/06/2026“Violência não se justifica”: em parceria com o MPSC, acadêmicos da UniSatc desenvolvem campanha de enfrentamento à violência contra a mulher e de fortalecimento do NEAVIT em Criciúma
19/06/2026Júri em Chapecó condena a 34 anos de prisão homem que matou a tiros jovem atleta do futsal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste