Post

A Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC) entregou à comunidade a sua nova biblioteca, que passou por obras de ampliação e modernização e adquiriu novos títulos para o seu acervo, nesta segunda-feira (6/12). As melhorias foram executadas com recursos do Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que destinou ao projeto R$ 284 mil reais.

"É bem difícil fazer um bom projeto, que seja aderente e abrangente à toda a sociedade, e foi isso que aconteceu aqui: vocês conseguiram. Nós todos é que nos sentimos agradecidos por isso ter acontecido, na verdade. Porque nós todos somos a sociedade e nós todos recebemos isto, de alguma forma, e em algum momento", agradeceu, reforçando o objetivo do FRBL, o Tenente Coronel Ricardo Comelli, da Polícia Militar Ambiental, conselheiro do Conselho Gestor do fundo.

A Vice-Presidente da ACIC, Solange Bueno, destacou a importância de se usar recursos provenientes de multas em acordos e processos judiciais em projetos como o da biblioteca. "Porque ele é muito grande, porque vai nos trazer condições de abrir espaços maiores do que já temos. Vai permitir acesso à leitura, através de uma biblioteca acessível, com livros em braile, com computadores, com tablets... Porque uma biblioteca nos traz conhecimento, nos traz perspectiva, e isso é fundamental, pois nos mostra um mundo que, muitas vezes, a gente não teve oportunidade de ver... mas, que através da leitura, a gente consegue perceber, viver e viajar", dimensiona a dirigente da instituição.

Post

O FRBL é alimentado por verbas originadas em acordos judiciais e extrajudiciais, multas e indenizações em processos em que o MPSC obtém a compensação de danos e a restituição de prejuízos causados à coletividade.

Conheça o projeto

Além de novos títulos em diferentes plataformas, o projeto também possibilitou o aumento e a diversificação do acervo em braile com obras de escritores catarinenses e publicações em diversos gêneros literários.

Os recursos também foram aplicados para aumentar o número de computadores e adquirir equipamentos e mobiliários mais modernos, melhorando os recursos de acessibilidade e aumentando a capacidade de atendimento ao público, para dar conta da demanda e possibilitar a expansão dos serviços da biblioteca.

Além dos associados e do público diretamente assistido pela ACIC, toda a comunidade poderá utilizar a biblioteca.


Post

Segundo o presidente da ACIC, Henrique Sales Rosica, o "espaço passa a ser um verdadeiro diferencial em nosso estado no que diz respeito à acessibilidade e incentivo à leitura, oferecendo desde um local acolhedor, a equipamentos de tecnologia assistiva de ponta. Contará também com um acervo pensado na diversidade humana e títulos dos mais variados, com obras que contemplam desde autores catarinenses a autores internacionais".

Para o presidente do Conselho Gestor do FRBL, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, Fábio de Souza Trajano, a entrega à sociedade de mais esse projeto ¿é de grande relevância e significado, porquanto será um instrumento muito valioso de acesso à cultura e de inclusão social, melhorando a qualidade de vida e o exercício da cidadania de pessoas com dificuldade visual de todo o Estado¿.

O FRBL irá participar da entrega da nova biblioteca à comunidade representado pelo Conselheiro Tenente Coronel Ricardo Comelli, titular da Polícia Militar Ambiental junto ao Conselho Gestor do FRBL.