Por infração contra a ordem econômica, nove postos de combustíveis de Lages, seus proprietários e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetro/SC) foram multados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

As multas foram aplicadas em procedimento administrativo aberto a partir de uma representação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) formalizada em 2001, após apurar a formação de cartel em investigação. Na época dos fatos, o proprietário de um dos postos foi, inclusive, preso preventivamente.

A decisão do CADE foi publicada no dia 25 de setembro deste ano. O Sindipetro/SC foi multado em R$ 55 mil, os postos de gasolina em 15% do faturamento bruto do ano 2000, descontados os impostos, e os proprietários das empresas em 15% da multa aplicada aos postos de combustíveis.

A decisão do CADE ainda determinou a publicação do acórdão no jornal diário de maior circulação em Lages, por dois dias consecutivos, às custas dos infratores, sob pena de multa diária de R$ 6 mil, e a inscrição das pessoas físicas e jurídicas representadas no Cadastro nacional de Defesa do Consumidor.


CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

saiba mais

Proteção ao consumidor é a base da atuação do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO). Cabe a ele orientar, auxiliar e facilitar a atuação dos Promotores de Justiça do Consumidor no Estado. Isso é feito pela realização de estudos, pareceres, pesquisas e de coleta e encaminhamento de material técnico.

Programa Combustível Legal

O Programa tem como objetivo incrementar, mediante atuação conjunta com os órgãos administrativos responsáveis, a fiscalização de fornecedores e distribuidores de combustíveis quanto aos aspectos qualitativos, quantitativos e pressupostos de segurança, no Estado de Santa Catarina, com vistas à prevenção e repressão de infrações à ordem econômica, às relações de consumo e às normas de segurança.

CONHEÇA O PROGRAMA