O projeto "Reunindo a Rede", coordenado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, realizou na manhã desta terça-feira (25/3) o primeiro grande encontro de 2025. A atividade contou com a palestra do Delegado de Polícia da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAMI) de Joinville, Doutor Luis Enrique Carvalho, que trouxe informações sobre o procedimento criminal em caso de notícia de crime contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
A Promotora de Justiça Bárbara Elisa Heise, que coordena o projeto, abriu o encontro apresentando os objetivos do Projeto Reunindo a Rede, a metodologia e as novidades para o ano de 2025. Entre elas estão a criação da comissão do projeto, formada por uma equipe interinstitucional, e do "Grupo Reunindo a Rede: Casos Concretos", que realizará reuniões bimestrais para tratar de casos emblemáticos/crônicos da cidade.
O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas no Polo Ativamente (antiga Casa Brasil Sul), localizado na rua Júlia Teixeira Delmonego, 120, bairro João Costa. Os participantes fazem parte do Sistema de Garantias de Direitos (SGD) e da rede de proteção à criança e ao adolescente, incluindo conselheiros tutelares, representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, profissionais das Casas-Lares, integrantes da OAB Joinville, escolas particulares, além de membros da Polícia Civil e Militar.
Durante a palestra, o Delegado de Polícia explicou sobre o trâmite do Inquérito Policial (IP), a conclusão das investigações dos crimes e a remessa do Inquérito Policial para análise do Ministério Público de Santa Catarina. Ele também tratou das medidas protetivas em favor de crianças e adolescentes, ressaltando a possibilidade de afastamento do agressor do lar.