Post

A Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Retiro iniciou um ciclo de palestras sobre "Violência no Ambiente Escolar". A Promotora de Justiça Gabriela Cavalheiro Locks está conversando sobre o tema com alunos de Bom Retiro e Alfredo Wagner. As palestras trazem o conteúdo da campanha "Bullying: isso não é brincadeira" - iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para promover o respeito entre os estudantes.  

"Nosso objetivo é mostrar que o bullying provoca vergonha, sofrimento e outras consequências graves para o próximo. Esse ciclo de palestras foi pensado a partir do diálogo com diretores e professores que convivem diariamente com crianças e adolescentes, e presenciam atos de violência física e psicológica", diz a Promotora de Justiça Gabriela Cavalheiro Locks.  

A primeira palestra aconteceu na Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão, em Bom Retiro. A Diretora Dulcemar Pereira, considera a iniciativa fundamental para melhorar a interação entre os estudantes. "A presença do MPSC na escola mostra a importância do tema. Esse suporte ajuda a conscientizar e orientar nossas crianças e adolescentes", avalia a educadora.  


Post

A escola atende mais de 800 estudantes do ensino fundamental. Só neste ano, a instituição já registrou quatro boletins de ocorrência por causa de brigas. "Além da conscientização, essa iniciativa da Promotoria de Justiça está mostrando aos nossos educandos que a sociedade é regida por leis, e que todos têm direitos, mas também têm deveres", frisou a professora e Presidente da Associação de Pais e Professores, Bruna Pereira.  

O aluno Diego Freitas, do sexto ano, aprovou a palestra. "Ela (a Promotora de Justiça) disse que todos somos iguais, que temos que nos colocar no lugar do colega antes de fazer qualquer brincadeira, e que devemos nos respeitar", disse o adolescente de 13 anos.  

O ciclo prevê mais várias palestras, para alcançar todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio de Bom Retiro e Alfredo Wagner. A campanha "Bullying: isso não é brincadeira" está disponível no site do MPSC, através no link https://www.mpsc.mp.br/campanhas/bullying

 Saiba Mais:  

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, que praticam atos infracionais (condutas análogas a crimes), estão sujeitos a cumprir medidas socioeducativas por conta dos seus atos. Além disso, todas as crianças e adolescentes estão sujeitas a medidas protetivas (tais medidas têm a finalidade de cessar situações de risco, visando proteger e garantir o pleno gozo dos direitos ameaçados ou violados).  

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com a Promotora de Justiça Gabriela Cavalheiro Locks, que fala sobre a ação.

Faça o download do áudio aqui!