O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação, na Comarca de Pinhalzinho, de Alessandro Beltrame Júnior, Rafael Lanz e Gian Carlos Gorczveski por tráfico de drogas. Os dois primeiros foram condenados, ainda, pelo crime de associação para o tráfico, sendo que Alessandro foi responsabilizado também pelos crimes de organização criminosa e fornecer drogas e álcool a adolescentes.

A denúncia do Promotor de Justiça Douglas Dellazari relata que Alessandro foi preso preventivamente no dia 14 de dezembro de 2018, em sua residência, onde foram encontrados cocaína e instrumentos utilizados para o tráfico, como duas balanças de precisão. Na ocasião, também foi apreendido um caderno de contabilidade, indicando que o réu era responsável pela movimentação financeira da organização.

Com a continuidade das investigações, a Polícia Civil chegou aos nomes de Rafael e Gian, presos no final de janeiro de 2019. Os dois eram responsáveis, Rafael em maior grau, pela distribuição de drogas repassadas por Alessandro no município vizinho de Serra Alta.

No curso da investigação e do processo foram ouvidas uma série de usuários que informaram ter adquirido as drogas dos traficantes. Duas adolescentes disseram, ainda, que iam ao apartamento de Alessandro consumir maconha e álcool.

Com as provas, os três foram condenados pelo Juízo da vara Única da Comarca de Pinhalzinho. Alessandro recebeu a pena mais alta: 26 anos e 13 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Já Rafael foi condenado a 13 anos, dois meses e 20 dias de reclusão, também em regime fechado, e Gian a quatro anos e dois meses de reclusão, em regime semiaberto.

A decisão é passível de recurso. Ao contrário dos demais, Alessandro, ainda preso preventivamente, não terá o direito a recorrer em liberdade. (Ação n. 0001405-51.2018.8.24.0049)