O segundo episódio da websérie Por dentro da Casa Rosa mostra o escoramento preventivo. Nessa etapa vigas, tábuas e parafusos são fixados nas paredes, para proteger a estrutura da casa durante a construção da nova sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O vídeo revela os detalhes desse processo e expõe a técnica que foi empregada há quase 200 anos para erguer a residência.

Um dos entrevistados deste episódio é o carpinteiro responsável pela obra de prevenção, Graciolino Borges Ribeiro. Ele explica como foi feito o escoramento e aponta algumas características típicas da época em que a casa foi construída. Ribeiro lembra que chegou a empregar algumas dessas técnicas quando era menino e ajudava o pai.

O engenheiro Fabrício Kremer de Souza, coordenador de Engenharia e Arquitetura (Coeng) do MPSC conta como a estrutura faz com que a Casa Rosa seja sensível a abalos no solo. O coordenador da Coenge fez visitas periódicas à edificação para fiscalizar o andamento do processo de escoramento interno e externo.

O processo de restauração da Casa Rosa, propriamente dito, só iniciará depois que as obras de construção do novo prédio não ofereçam mais impacto com o solo. Todas as etapas estão sendo estudadas por uma equipe de engenheiros e arquitetos especializados em recuperação de patrimônios. Na próxima fase de restauro, a técnica antiga de construções será mantida. Os tijolos serão levantados com argila, como era feito há 200 anos.

As próximas etapas farão parte dos capítulos seguintes da websérie do MPSC, Por dentro da Casa Rosa.