Por dentro da Casa Rosa é a primeira websérie produzida peloMinistério Público de Santa Catarina (MPSC) e mostra a restauração de uma das últimas "casas de chácara" de Florianópolis que ainda permanece em pé. A edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico de Florianópolis, foi construída, provavelmente, na metade do século XIX, e fica no terreno onde está sendo construída a futura sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

O primeiro episódio mostra a "garimpagem", entre entulhos e lixo, de documentos e objetos deixados dentro dacasa, que, fechada por nove anos, chegou a ser invadida. A restauração da Casa Rosa está sendo feita poruma empresa especializada e é acompanhada pelo Memorial do MPSC. Após a conclusão, o espaço será aberto ao público.

O próximo episódio, ainda em produção, mostrará o projeto de proteção da estrutura da casa, medida necessária antes da restauração propriamente dita. A defesa do patrimônio histórico e cultural é uma das obrigações do Ministério Público e está relacionada à área do Meio Ambiente.




Leia também: Casa Rosa: documentos revelam hábitos de antigos moradores