O Ministério Público de Santa Catarina, através da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque, apresentou denúncia criminal contra 11 pessoas pelos crimes de estelionato e quadrilha. A denúncia foi recebida pelo Juízo da Vara Criminal na segunda-feira (31/08), dando curso à ação penal. 10 dos réus estão presos preventivamente e um deles está foragido.
 
Segundo expõe na denúncia o Promotor de Justiça Jonnathan Augustus Kuhnen, o grupo abria contas bancárias com documentos falsos, em nome de outras pessoas, e alterava a data de abertura da conta impressa nos cheques, com objetivo de parecerem correntistas de reputação ilibada. Os cheques - sem provisão de fundos - eram usados então para adquirir produtos ou alugar equipamentos, dos quais se apropriavam, no comércio da região. O Promotor de Justiça acrescenta que a quadrilha era inclusive investigada nas Comarcas de Blumenau e Gaspar, onde também teria agido.
 
Foram identificados 13 golpes que possibilitaram à quadrilha arrecadar mais de R$ 30 mil em produtos, principalmente máquinas de costura e material de construção. A pena para o crime de estelionato varia de um a cinco anos de reclusão e multa, e para o crime de quadrilha a pena é de um a três anos de reclusão. (AP nº 011.09.008129-4)