O Disque 127 é a nova forma de atendimento da Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ao cidadão. O serviço amplia e facilita o contato do público catarinense com a instituição, unificando a forma de denunciar crimes, enviar reclamações, elogios e sugestões. Fatos envolvendo violência contra a mulher, atendidos pela Ouvidoria da Mulher, também podem ser notificados pelo número.
Os três dígitos foram escolhidos em referência ao artigo 127 da Constituição Federal de 1988, que define o papel e as atribuições do Ministério Público. A Ouvidora do MPSC, Rosemary Machado Silva, ressalta que "os interesses sociais e individuais serão resguardados pela Ouvidoria do MPSC também com a contrapartida dos cidadãos, no sentido de que ofereçam, desde a sua identificação e a do autor do crime, bem como a descrição dos fatos a serem apurados, e, assim, os Promotores de Justiça poderão atuar eficientemente", disse.
Disponível das 9h30 às 19h, o serviço é a principal forma de recebimento de dúvidas pela Ouvidoria, que examina e encaminha críticas e elogios à atuação do Ministério Público. O número (48) 3229-9306 e o e-mail ouvidoria@mpsc.mp.br ainda estão à disposição da população catarinense.
Na Ouvidoria da Mulher, as solicitações também podem ser enviadas pelo e-mail ouvidoriadasmulheres@mpsc.mp.br. Presencialmente, os atendimentos são feitos no edifício Campos Salles, localizado na rua Pedro Ivo, n. 231, em Florianópolis.