Post

No começo da noite deste sábado (22/02), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participou da bênção da passarela Nego Quirido, em Florianópolis. A cerimônia é um ato tradicional entre religiões que antecede o desfile no sambódromo da Capital catarinense, com o objetivo de abençoar o local e trazer paz no Carnaval.

A Coordenadora estadual do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, esteve presente. Também participaram integrantes da equipe do NAVIT Capital, por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Capital. A Coordenadora ressaltou que mais uma vez o NAVIT contará com um espaço na região da passarela Nego Quirido durante os dias de desfile de Carnaval para a prestação de serviços de acolhimento e atendimento humanizado a vítimas de crimes. O NAVIT conta com a participação de mais de 20 instituições em uma grande rede de proteção às vítimas.

"Sabemos que essa é uma festa de alegria, de celebração da cultura e da diversidade, mas infelizmente há registros também de situações de violência que não podem ser ignoradas. Por isso, durante os dias de desfile teremos um espaço especialmente dedicado ao atendimento de vítimas de assédio e violência sexual, racismo e crimes patrimoniais, que são algumas das ocorrências mais recorrentes nesse período. A nossa equipe estará preparada para oferecer acolhimento imediato e garantir o encaminhamento adequado para que os direitos das vítimas sejam assegurados", salientou a Coordenadora do NAVIT.


Post

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), Joel Costa Júnior, considera "fundamental essa parceria com instituições tão relevantes e importantes para a sociedade, como o NAVIT, fazendo o trabalho com o Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura de Florianópolis e Liga das Escolas de Samba".

"Isso já foi um marco histórico no ano passado. Estamos evoluindo, temos agora um aplicativo da Maria da Penha que vem reforçar ainda mais toda a nossa proteção a todo o sambista e quem venha na passarela se sinta acolhido e protegido. Essa é a missão, de ter aqui a justiça à disposição de todos e principalmente que possamos fazer um carnaval seguro, sem racismo, sem violência, sem homofobia. E se caso aconteça, o NAVIT está presente para acolher", afirmou o presidente.


Post

Os desfiles das escolas de samba na Passarela Nego Quirido estão programados para os dias 28 de fevereiro e 1º de março, com a apuração oficial no dia 3 de março e o desfile das campeãs no dia 4.

O NAVIT - Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes

O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) tem como objetivo atender de forma integral às vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça, e a seus familiares, de modo a garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde.

O NAVIT pretende acompanhar a vítima desde o primeiro momento da prática do crime até a etapa final do processo, passando pela fase judicial (segunda fase da persecução penal) e da execução penal. A rede de atendimento, apoio e acompanhamento a vítimas de crimes é constituída por um conjunto de órgãos, serviços, programas e projetos de organizações governamentais e não governamentais, que articulam um fluxo intersetorial e interdisciplinar de atendimento capaz de acolher com maior efetividade às necessidades da vítima.