O Ministério Púbico de Santa Catarina (MPSC) obteve na Comarca de Tijucas a condenação de um homem a 28 anos de prisão por feminicídio e a mais um ano de detenção por posse ilegal de arma de fogo. O julgamento do crime, que ocorreu em agosto de 2019 no município de Canelinha, foi realizado pelo Tribunal do Júri nesta quinta-feira (22/10). 

A denúncia apresentada pela Promotora de Justiça Mirela Dutra Alberton relatou que, no dia 9 de agosto de 2019, Lucas Bonfim, motivado por ciúmes de um suposto relacionamento amoroso extraconjugal mantido pela mulher, Bruna Cardoso, de 21 anos, deu um tiro no rosto da companheira, utilizando um revólver calibre 38, que possuía sem autorização e em desacordo com as determinações legais.

Conforme sustentou o Promotor de Justiça Fred Anderson Vicente perante o Tribunal do Júri, o homicídio foi triplamente qualificado, pelo motivo fútil, pela impossibilidade de defesa e por se tratar de feminicídio - ou seja, praticado por razões da condição do sexo feminino da vítima, envolvendo violência doméstica e familiar.

Considerado culpado pelo corpo de jurados dos crimes imputados pelo Ministério Público, o réu foi condenado, além dos 28 anos de prisão pelo feminicídio e de mais um ano de detenção pela posse ilegal de arma, ao pagamento de 10 dias-multa. 

A pena privativa de liberdade deverá ser cumprida em regime inicial fechado. Preso preventivamente no curso do processo, Lucas teve negado o direito de apelar da sentença em liberdade. A decisão é passível de recurso. (Ação n. 0001961-47.2019.8.24.0072)