O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da comarca de Bom Retiro condenou, nesta segunda-feira (1/4), Valdir Heiderscheidt a 12 anos de prisão em regime inicialmente fechado pelo homicídio de Odete dos Santos Heiderscheidt, sua esposa. A sentença se dá pelo crime de homicídio duplamente qualificado, por asfixia e feminicídio. 

O crime ocorreu no dia 21 de dezembro de 2016, por volta das 22h30, no interior do município de Alfredo Wagner. Odete foi morta pelo marido, com quem era casada há 25 anos, em sua residência, por asfixia mediante estrangulamento. 

Durante a sessão, ficou demonstrado aos jurados que o crime ocorreu em razão das condições do sexo feminino e que, como havia relacionamento amoroso entre o agressor e a vítima, o crime foi praticado com  violência doméstica e familiar contra a mulher. Os jurados, ainda, não acolheram as teses defensivas de desclassificação para o crime de lesão corporal seguida de morte e diminuição de pena pela incidência de artigo 26, parágrafo único do Código Penal.

Apesar das duas qualificadoras, a pena foi atenuada pelo magistrado. O Promotor de Justiça considerou que a pena ficou abaixo do necessário e apresentará recurso objetivando seu aumento.

Na defesa, atuaram os advogados Mariana Campos Sarturi, Jéssica Campos Sarturi e Paulo Gilberto Mandelli, e o Juiz Presidente do Conselho de Sentença foi Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior.