Exemplos para outros estados
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC, Promotora de Justiça Fernanda Broering Dutra, também reconheceu o desenvolvimento da Defesa Civil nos últimos anos. E destaca a importância especial da visita aos colegas visitantes do Rio Grande do Sul, visto que aquele estado busca aprimorar sua estrutura. Segundo ela, assim como Santa Catarina sofre há décadas com enchentes e deslizamentos, fato que promoveu a reestruturação da Defesa Civil, o Rio Grande do Sul também tem sofrido nos últimos anos com eventos semelhantes e sente a necessidade de aprimorar sua estrutura.
"A importância dessa visita também é no sentido de compartilhar informações com os colegas, verificando o que o órgão catarinense já dispõe, em termos de tecnologias e organizações mais avançadas, em relação ao estado vizinho, para que o Ministério Público possa ser um órgão de apoio e incentivo para que os governos estaduais possam estabelecer parcerias, troca de informações, até porque as experiências são muito similares", pondera.
A Procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Sílvia Cappelli, que é Coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos - GabClima MPRS, diz-se extremamente satisfeita com a visita, visto que mantinha grandes expectativas em relação à estrutura de Defesa Civil catarinense. "Nós saímos da visita muito empolgados de levar as informações sobre a forma como foi construída essa estrutura, buscando compreender as principais dificuldades, tanto sobre as relações interinstitucionais quanto à construção de cada passo que levou a essa excelência que é a Defesa Civil do estado de Santa Catarina", disse.
O Promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Marcelo Lemos, destacou a importância da integração dos órgãos, especialmente da Defesa Civil. Lemos ressalta que a Defesa Civil do Espírito Santo hoje dispõe de estrutura semelhante, graças a troca de informações feitas anteriormente com Santa Catarina, reconhecendo que o estado catarinense hoje dispõe da estrutura mais bem equipada do país. "A Defesa Civil tem um papel muito importante em relação às medidas de adaptação, que é um eixo das mudanças climáticas. Para que funcione é necessário exatamente essa integração que vemos aqui, com as forças de segurança, órgãos sanitários e o Ministério Público. O próprio Ministério Público já tem essa condição inserida em suas atribuições e pode contribuir muito com a efetividade desse trabalho nos municípios. Esse é nosso grande desafio, fazer com que os municípios possam aderir a todos esse trabalho, de modo a atuar não só em situações de alerta, mas também na prevenção", conclui.