MPSC em Ação: Ministério Público de Santa Catarina lança Termômetro da Violência Doméstica
Ferramenta disponibilizada no site do MPSC ajuda mulheres a identificarem relacionamentos abusivos sem precisarem se identificar.
Nesta sexta-feira (2/8), com o tema "Termômetro da Violência Doméstica", o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) começa a veicular mais um programete "MPSC em Ação", na televisão, e "Minuto Ministério Público de Santa Catarina", nas rádios. A temática é relacionada ao Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica e familiar.
Com números cada vez mais alarmantes de abusos, violências físicas e até mortes de mulheres no Brasil, o Termômetro surge como uma forma de ajudar na orientação das mulheres que não sabem a quem recorrer e nem sequer sabem identificar que vivem um relacionamento abusivo.
O MPSC promove o Termômetro como parte da campanha "Oi, meu nome é Maria". No site da instituição, as mulheres podem responder, de forma totalmente anônima, perguntas de fácil compreensão e, a partir do resultado obtido com as respostas, identificar se vivem um ambiente de violência doméstica e familiar. A campanha ainda estimula, em caso de constatação de abuso e violência, que a mulher/vítima denuncie e orienta sobre a busca por apoio.
MPSC em Ação
O MPSC em Ação leva mensagens educativas e informativas das mais diversas áreas de atuação do Ministério Público catarinense, de maneira simples, para a população por meio das rádios e TVs de todo o estado. A veiculação acontece por um acordo com a Rede Comercial Acaert. Para as emissoras de televisão, os vídeos têm 30 segundos de duração, com o nome "MPSC em Ação". Já para a rádio, são 30 segundos.