Foram inauguradas,na última quinta-feira (18/09), as novas instalações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) anexas ao Fórum Desembargador Eduardo Luz, localizado na região central de Florianópolis. A solenidade de descerramento da placa de inauguração contou com a presença de Promotores e Procuradores de Justiça, Servidores do MPSC e também de Juízes do Tribunal de Justiça. A nova estrutura tem espaço para até seis Promotorias de Justiça e conta, ainda, com sala para assistência social, sala de reuniões, secretaria, copa e recepção.

Quatro Promotorias de Justiça que estavam lotadas no interior do Fórum já estão em funcionamento no novo local, que agora poderá melhor atender à sociedade e acomodar as Promotorias. Estão em novo endereço a 5ª Promotoria de Justiça, que atua naauditoria militar, as 7ª e 8ª Promotorias de Justiça, com atuação na 1ª e 2ª vara da família, e a 9ª Promotoria de Justiça, com atuação na área da infância e juventude, todas com horário de funcionamento das 9h às 19h em dias de semana.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, a realização dessa obra era uma demanda primordial em virtude da carência de espaço físico. "Um dos locais em que a situação era mais crítica era a Capital. Eu conheço a realidade do MPSC no Estado e posso assegurar que as acomodações da Capital eram as mais deficitárias", explicou Lio Marcos Marin.

A área total reformada tem 404,73 m². Possui banheiro adaptado às normas de acessibilidade universal e uma vaga de estacionamento reservada a pessoas com deficiência. A obra contemplou troca de esquadrias, construção de divisórias internas em gesso acartonado e instalação de novos revestimentos em paredes, forros e pisos. Também foi feita reforma das instalações elétricas e hidrossanitárias e do sistema preventivo de incêndio, pintura interna e externa, instalação de rede lógica e utilização de forro interno modulado para permitir fácil acesso a manutenções.