MPSC lança ferramenta de inteligência artificial para transcrição de audiências e depoimentos
O Escriba já está em funcionamento em quatro Promotorias de Justiça. A ferramenta foi anunciada durante o lançamento da Estratégia Digital do MPSC.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu mais um passo na sua jornada de inovação para atender de forma ainda mais célere a sociedade. Na manhã desta sexta-feira (16/8), a instituição lançou o Escriba, uma ferramenta baseada em inteligência artificial que vai auxiliar o trabalho das Promotorias de Justiça e dos órgãos de inteligência, como o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
"O Escriba foi inicialmente desenvolvido pelo Ministério Público do Mato Grosso, o que reforça a nossa ideia de colaboração entre os Ministérios Públicos. A ferramenta passou por adaptações até conseguir ir ao ar na versão que já está em teste", explicou o coordenador de Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado. As adaptações do Escriba para o MPSC foram feitas pelo servidor da Gerência de Transformação Digital Henrique do Nascimento. "Foi um trabalho incansável que agora se torna realidade. Audiências de 16 minutos agora poderão ser transcritas em dois minutos", complementou Lucas.