Post

Em visita institucional na manhã desta segunda-feira (9/10), o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, acompanhado do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, e do Coordenador de Inteligência e Segurança Institucional do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça Sandro de Araujo, reuniu-se com o Secretário da Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando Schroeder, para dialogar acerca da situação de emergência em que Santa Catarina se encontra após o grande volume de chuvas que atingiu o estado.

O Secretário da Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando Schroeder, apresentou um resumo da situação do estado, demonstrando a importância do monitoramento e da atuação proativa da Defesa Civil estadual. "Muitas cidades catarinenses têm menos de 10 mil habitantes e não possuem Defesa Civil estruturada a nível municipal; logo, cresce a nossa responsabilidade", disse.

Armando também apresentou imagens recentes da situação das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux. "Teremos uma terceira onda de chuvas prevista para esta semana. Nosso monitoramento é intenso, assim como nossa mobilização para o atendimento às vítimas. Muitos acessos de muitas regiões estão prejudicados, em alguns casos somente podendo ser realizados com apoio aéreo. O momento pede muita cautela, pois o solo já se encontra encharcado", alertou.

Post

Um dos objetivos do encontro foi ofertar auxílio institucional do MPSC para a Defesa Civil no que for pertinente e necessário a fim de facilitar os trabalhos para enfrentar os alagamentos e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado. "A exemplo da greve dos caminhoneiros, quando estivemos presentes nas salas de gestão de crises acompanhando todos os momentos, estamos aqui para somar. O MPSC acompanha a situação das chuvas desde a semana passada e, por sua grande capilaridade, pode, por meio da atuação dos Promotores, por exemplo, auxiliar no diálogo em diversas frentes e com diversos agentes", citou Fábio Trajano.

O Procurador-Geral de Justiça reforçou a grande abrangência do MPSC, colocando as estruturas e o efetivo à disposição da Defesa Civil: "Possuímos grande poder de aglutinação e, para isso, ofertamos nossa parceria. Estamos presentes em todas as regiões do estado e podemos auxiliar em diversas interlocuções".

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, apresentou formas em que o MPSC pode agir para a obtenção de recursos que reforcem a atuação da Defesa Civil. "No curto prazo, acordos de transação penal celebrados pelo MPSC podem ter destinação à recuperação das cidades atingidas. 

Post

Já no médio prazo, podem ser apresentados projetos ao Fundo para a Reparação de Bens Lesados para ampliação dos equipamentos e da estrutura da Defesa Civil estadual", apontou Locatelli.

"Precisamos de apoio e agradecemos a iniciativa do MPSC, instituição presente e atuante em nosso estado", disse Coronel Armando, reforçando a importância da orientação e da inteligência investigativa do Ministério Público de Santa Catarina.

Também estavam presentes no encontro o Secretário-Adjunto da Proteção e da Defesa Civil, Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff; o Secretário-Adjunto da Segurança Pública de Santa Catarina, Coronel Freibergue Rubem do Nascimento; o Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun; o Coordenador-Geral das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil de Santa Catarina, Capitão BM Bruno Golin Sprovieri; e o Coordenador-Geral de Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Jairo Ernesto Bastos Kruger.


Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e o Secretário da Proteção e da Defesa Civil, Coronel Armando Schroeder. 

Carregar arquivo do audio aqui!