Post

Willian Valer, aprovado no 41º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi empossado como Promotor de Justiça Substituto em uma sessão solene realizada durante a reunião ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, na manhã desta quarta-feira (26/5).

 Após a leitura do termo de posse e a tomada de compromisso, conduzida pelo Secretário-Geral do MPSC, Samuel Dal-Farra Naspolini, Valer agradeceu a todos que acompanharam e apoiaram sua caminhada até o início da carreira no Ministério Público, com destaque ao exemplo dado por seus pais pela valorização da educação como instrumento de transformação social. 

"Me ensinaram a acreditar que a educação e o conhecimento me permitiriam romper qualquer barreira social, me permitiriam me fazer ser ouvido. Hoje assumo o compromisso de ser a voz daqueles que não são ouvidos, a voz daqueles são silenciados ou não têm força para falar. A minha voz defenderá a vida, a verdade, a democracia e a justiça. Quero verdadeiramente que todos, sem distinção de raça, cor, ideologia, credo ou profissão, tenham as mesmas oportunidades sociais que eu tive, para que todos possam, assim, ser ouvidos e respeitados", falou o empossado. 

Post

Coube ao Corregedor-Geral do MPSC, Procurador de Justiça Ivens José Thives de Carvalho, fazer a saudação ao novo membro da instituição, iniciando por destacar o desempenho acadêmico de Valer, que obteve a maior média entre todos os alunos no curso de Direito no qual se formou.

Falou, ainda, sobre a luta do Ministério Público para superar as dificuldades como as provocadas pela pandemia, a violência urbana, a pobreza, o desgaste ambiental, o recrudescimento dos discursos de exclusão, a intolerância racial e religiosa, entre outros tantos desafios. "Todas essas dificuldades, sejam novas ou antigas, têm de ser enfrentadas pelo Ministério Público com tenacidade, pois, em diversos locais, em distintos momentos, somos nós o último bastião de esperança daqueles que nos procuram", completou.

A solenidade foi encerrada pelo Procurador-Geral de Justiça, que parabenizou Valer destacando ter a certeza de que o empossado era merecedor daquela conquista, pois apresentava uma trajetória de luta e de garra, e que o momento traduzia os valores e ideais que carrega consigo, da busca pela transformação social.

Post

"A instituição e a sociedade catarinense o acolhem com a esperança de que seja mais um grande obreiro do Ministério Público, que se inspire no sacerdócio da instituição, dessa missão tão importante, para poder fazer a diferença na vida das pessoas que estão esperando pela nossa atuação", desejou.

Comin destacou que, nos últimos 30 anos, o Ministério Público não deixou em nenhum momento de lutar pela sua existência e pelo seu aperfeiçoamento. "Algo que não muda na instituição é a capacidade inata para as lutas e batalhas do dia a dia de uma sociedade em rápida e constante transformação, muitas vezes enfrentando o poder político e econômico, cujos interesses são circunstancialmente contrários àqueles republicanos que procuramos defender", completou.

O PGJ ressaltou, ainda, que o momento é de apreensão e muita articulação em torno de matérias que tramitam no Congresso Nacional e podem prejudicar a atuação do Ministério Público, principalmente no projeto de lei que pretende alterar o Código de Processo Penal para impor ao Ministério Público e a toda a sociedade uma série de limitações no poder investigatório da instituição, na utilização de provas e indícios e na atuação perante o Tribunal do Júri.

"Os efeitos negativos de uma eventual aprovação legislativa como essa se espraiam muito além dos limites da nossa instituição para alcançar os limites da própria República e da nossa própria sociedade. Hoje o MPSC passa a contar com mais um valoroso soldado nas trincheiras de uma batalha silenciosa, com a abertura da possibilidade de que um jovem vocacionado seja um elemento de transformação de sua comunidade", finalizou Comin.

Também compuseram a mesa virtual do solenidade Ederson Pires, Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Administrativos, representando o Governador do Estado; o Procurador do Estado Luiz Dagoberto Corrêa Brião, representando a Vice-Governadora; José Nei Ascari, Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado; o Procurador de Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira, Ouvidor do MPSC, os Subprocuradores-Gerais de Justiça Fábio de Souza Trajano e Alexandre Estefani; o Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva, Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público; e Eduardo de Mello e Souza, Secretário-Geral da OAB/SC.

Também acompanharam a solenidade Procuradores e Promotores de Justiça, servidores do MPSC e amigos e familiares do empossado.