A programação conta com a participação de Larissa Smith, mãe de autista e coordenadora do Pró-Autismo Floripa, e Adair Alexandre Pimentel, pai de autista, ativista da inclusão de pessoas com autismo e que vem ministrando treinamentos sobre a temática em entidades privadas e públicas, como a Polícia Militar, a qual integra como Chefe do Estado Maior do 7 Comando Regional da Polícia Militar. Eles falarão sobre suas experiências como familiares de autistas e ativismo na causa. O cantor Moriel, da banda Dazaranha, também participará do evento, contando sobre as inspirações que motivaram a composição da música-tema da campanha, "O cubo".
Os Promotores de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, Coordenador do Centro de Apoio da Infância e da Juventude, e Douglas Roberto Martins, Coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e Terceiro Setor, falarão sobre a cartilha, a importância da campanha e a atuação do MPSC.
A Cartilha
O lançamento da Cartilha para os Familiares marca o início da segunda etapa da campanha "As Entrelinhas do Autismo", voltada ao aprofundamento dos temas correlatos ao autismo por meio de cartilhas e outros materiais. O objetivo é dialogar com os familiares de crianças e adultos com autismo. O material traz informações importantes sobre essa vivência, que inicia no diagnóstico, mas vai além, envolvendo a própria percepção sobre a experiência da deficiência e o exercício de direitos, como o acesso à educação, à autodeterminação, ao lazer, à saúde e outros.
O documento é dividido em 11 capítulos e traz informações sobre o que é e quais são as principais características do autismo, quem procurar em casos de suspeita da condição, direitos da pessoa autista, inclusão escolar, barreiras e desafios, intervenção e diagnóstico precoce, como desenvolver habilidades de uma pessoa com autismo, o que fazer em momentos de crise, entre outros.