Como forma de incentivo a realização de ações promovidas pelos ramos do Ministério Público voltadas a promoção de informações sobre o espectro autista e a defesa dos direitos que protegem as pessoas com autismo, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) disponibilizou, de forma gratuita, os materiais já existentes sobre o tema. 

Neste ano, o Ministério Público catarinense, em parceria com o Ministério Público do Mato Grosso, preparou um vídeo para o fortalecimento do respeito às pessoas que fazem parte do espectro autista. O vídeo, apresentado pela atriz e cantora Leilah Moreno, que também é autista de suporte 1, conta com histórias de pessoas com autismo de diferentes níveis de suporte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o planeta, há cerca de 70 milhões de pessoas com autismo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Os dados, no entanto, podem estar desatualizados, já que a última pesquisa foi realizada em 2010.  Por isso, é importante disseminar informações sobre o assunto para que a população receba o diagnóstico e tratamento devido, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

As Entrelinhas do Autismo 

Em 2021, o MPSC lançou uma campanha para conscientizar a população e esclarecer os direitos que protegem as pessoas com autismo. Intitulada "As Entrelinhas do Autismo", a campanha lançou uma série de materiais, como manuais, cartilhas e guias para orientar o trabalho das promotorias e dos profissionais de educação, além de ajudar pais e responsáveis a entenderem melhor a condição.

Entre os materiais, o MPSC disponibilizou uma cartilha para os familiares com informações sobre o que é e quais são as principais características do autismo, quem procurar em casos de suspeita da condição, direitos da pessoa autista, inclusão escolar, barreiras e desafios, intervenção e diagnóstico precoce, como desenvolver habilidades de uma pessoa com autismo, o que fazer em momentos de crise, entre outros. 

Na página do MPSC, você pode baixar a cartilha e acompanhar todas as ações que o MPSC faz em defesa dos direitos das pessoas autistas.